A ciclista de 37 anos, detentora de 14 títulos mundiais e dois títulos olímpicos em todas as disciplinas, ganhou ao sprint um pelotão de cerca de trinta concorrentes, que se tinham distanciado de um grupo que incluía a líder da geral, a neerlandesa Elle van Dijk (Lidl-Trek).
Bem apoiada pelas companheiras de equipa, entre as quais a francesa Pauline Ferrand-Prévot, Vos venceu à frente das italianas Letizia Paternoster (Liv-AlUla-Jayco) e Letizia Borghesi (EF Education-Oatly).
Na classificação geral, Paternoster é a nova detentora da camisola vermelha, com dois segundos de vantagem sobre a holandesa Femke Gerritse (SD Worx-Protime) e três segundos sobre a britânica Anna Henderson (Lidl-Trek).
Com a vitória de Vos, a Visma recupera parte do tempo perdido no domingo (21 segundos) na etapa inaugural, um contrarrelógio por equipas, quando uma longa espera no controlo das bicicletas atrasou a partida da equipa.
"Depois do que aconteceu, queríamos mostrar muita energia hoje", disse Vos na chegada, no final de uma etapa perturbada pela chuva e marcada por numerosas quedas: "O mais importante era mantermo-nos na frente... e na bicicleta".
A portuguesa Daniela Campos (Eneicat) chegou na 134.ª posição e encontra-se na 135.ª da geral, a 4:29 minutos da camisola vermelha.
Na terça-feira, a terceira das sete etapas desta Vuelta feminina levará as ciclistas de Barbastro a Huesca (132,4 km).