Mais

Ciclismo: Movistar assegura o seu futuro com a contratação do belga Cian Uijtdebroeks

Cian Uijtdebroeks celebra a sua vitória na nona etapa do último Giro de Itália
Cian Uijtdebroeks celebra a sua vitória na nona etapa do último Giro de ItáliaEliano Imperato / Controluce via AFP

A Movistar Team anunciou a contratação do jovem talento belga Cian Uijtdebroeks (22 anos), que vestirá as cores da equipa desde a época de 2026 até 2029, assinando um dos contratos mais longos da história recente da formação.

Considerado uma das maiores promessas do pelotão internacional, Uijtdebroeks deu-se a conhecer com a sua vitória no Tour de l'Avenir 2022, antecâmara dos grandes campeões do ciclismo mundial. Em 2023, terminou em segundo lugar na classificação dos jovens na Volta a Espanha e, em 2024, confirmou a sua progressão ao vestir a camisola branca de melhor jovem no Giro de Itália. Esta época triunfou de forma incontestável no Tour de l'Ain.

Com a sua chegada, a Movistar Team assegura um corredor com grande potencial nas provas por etapas, graças à sua capacidade na montanha e a uma sólida projeção no contrarrelógio.

O belga fará parte da equipa a partir da próxima temporada, com o objetivo de continuar a crescer e dar um salto decisivo na sua carreira dentro da formação espanhola.

"É um orgulho apostar em jovens com a ambição e o talento do Cian, que tem uma grande capacidade para entusiasmar. Não só pelo que pode vir a alcançar, mas também por tudo o que já demonstrou. Tem um grande percurso e sentimo-nos afortunados por nos ter considerado a equipa ideal para dar continuidade à sua promissora carreira profissional", afirmou o diretor-geral da equipa, Eusebio Unzué.

Conquistar os tours

Por seu lado, Cian Uijtdebroeks argumentou que "a Movistar Team tem uma história orgulhosa nas Grandes Voltas e nas Clássicas do WorldTour. É uma equipa onde o aspeto humano realmente importa e que funciona com o espírito de uma família. Estou muito entusiasmado por me tornar parte da família Movistar Team. Como vivo em Andorra e treino frequentemente em estradas espanholas, será uma honra defender as cores da equipa de ciclismo mais emblemática de Espanha. Corredores como Valverde, Quintana e Mas alcançaram aqui êxitos incríveis e espero poder contribuir e desempenhar o meu papel nas futuras vitórias da equipa".

Uijtdebroeks destacou o passo em frente que quer dar e afirma que se encontra agora "num ponto da minha carreira em que o meu desenvolvimento como corredor de classificação geral em grandes voltas se tornou essencial. Estou convencido de que a Movistar Team — e, em particular, corredores como Enric Mas — podem ajudar-me a crescer nesta disciplina e a alcançar grandes resultados. A equipa também tem uma sólida tradição nas clássicas de um dia com perfil montanhoso e acredito que este ambiente pode ajudar-me a tornar-me um ciclista-chave dentro do pelotão".

Por fim, o ciclista belga deixou palavras de agradecimento à sua atual equipa: "A Visma | Lease a Bike foi, e continua a ser, uma das melhores equipas do mundo, com uma abordagem muito particular ao ciclismo. Nos últimos dois anos, aprendi muito sobre métodos de treino, nutrição e outros aspetos do ciclismo profissional. No entanto, agora sinto que é o momento de abrir novos horizontes no meu desenvolvimento e enfrentar novos desafios".

O agradecimento da Visma

A equipa Visma | Lease a Bike agradeceu a Cian Uijtdebroeks pelas duas últimas épocas em conjunto. O CEO da formação, Richard Plugge, afirmou que "juntos partilhámos dois anos intensos e ficámos felizes por ver o Cian conquistar a sua primeira vitória profissional para a nossa equipa esta época. Mas a verdade é que as ambições do Cian e as da equipa começaram a seguir caminhos diferentes. Neste momento, não podemos oferecer ao Cian o papel e o calendário de corridas que ele considera essenciais para o seu desenvolvimento. Após conversas abertas e sinceras, aceitámos o seu pedido para dar um novo passo na sua carreira. Desejamos ao Cian muito sucesso nesse caminho".