Mais

Ciclismo: Patrocinador e a marca da equipa Israel-Premier Tech pedem mudança de nome

Cisma no Israel-Premier Tech
Cisma no Israel-Premier TechMIGUEL RIOPA/AFP

A Premier Tech, copatrocinadora da equipa de ciclismo Israel-Premier Tech, alvo de protestos pró-palestinianos na última Vuelta a España, e a marca desportiva que equipa a formação estão a fazer pressão para que o nome "Israel" seja retirado, algo a que os seus dirigentes se recusam.

O caos vivido na Vuelta, em que quatro etapas tiveram de ser encurtadas devido a manifestações contra esta equipa do milionário israelo-canadiano Sylvan Adams, gerou movimentos internos no seio da formação.

"Disse à equipa: sem mudança de nome, sem mudança de bandeira, não continuaremos", declarou à Cycling News o fundador da Factor, a marca desportiva que veste a Israel-Premier Tech e que se reuniu com o próprio Sylvan Adams.

O copatrocinador da equipa, a multinacional Premier Tech, cuja sede está no Canadá, também defende uma mudança de nome e uma nova imagem de marca.

"Estamos atentos à situação do cenário internacional, que mudou muito desde a nossa chegada ao WorldTour em 2017", explicou essa empresa num comunicado.

"A nossa expectativa é que a equipa evolua para uma nova denominação que exclua o termo Israel e que adote uma nova identidade e uma nova imagem de marca", precisa a multinacional.

Não são bem-vindos n'O Gran Camiño

As petições encontraram até agora a nega dos responsáveis da equipa de ciclismo.

"Estamos em fase de planeamento para a marca em 2026 e comunicaremos qualquer alteração potencial no momento oportuno", respondeu a equipa em comunicado esta quinta-feira.

Durante a Vuelta, com a intenção de favorecer a segurança dos seus ciclistas e do resto do pelotão, a Israel-Premier Tech decidiu retirar das suas camisolas o nome Israel, mas isso não apaziguou a situação e a Vuelta terminou com uma última etapa de caos total em Madrid, com um percurso encurtado e mais de 100.000 manifestantes.

Os organizadores de O Gran Camiño, uma corrida espanhola que se disputa na região da Galiza (noroeste de Espanha) e que não faz parte do calendário WorldTour, anunciaram na semana passada que não queriam convidar a Israel-Premier Tech para a sua edição de 2026.