"A UCI lamenta profundamente o trágico falecimento do ciclista espanhol Iván Meléndez, que sucumbiu às lesões sofridas num acidente da Vuelta a la Ribera del Duero", expressou a União Ciclista Internacional (UCI) na rede social X.
O acidente teve lugar ao quilómetro 66 dos 118 da etapa rainha desta competição júnior, entre Langa de Duero e a Laguna Negra, em Castilla y León.
A SER informou que, como consequência de uma grave queda coletiva, até 18 ciclistas foram hospitalizados, três deles em estado grave, entre os quais Iván. O hospital Santa Bárbara de Soria informou horas mais tarde do seu falecimento.
A corrida, que deveria decorrer este domingo a terceira e última etapa, foi anulada.
Outros casos recentes
Em seu lugar, a organização e os restantes corredores prestaram homenagem ao falecido na localidade de Aranda de Duero, onde a corrida deveria terminar.
A prova, que arrancou na sexta-feira, contava com 174 corredores.
As quedas no ciclismo são cada vez mais numerosas e violentas, com o falecimento neste mesmo verão de outro jovem, o italiano Samuele Privitera, de 19 anos, enquanto disputava o Giro della Valle d'Aosta, em Itália.
Em 2024, o norueguês André Drege, de 25 anos, faleceu durante uma descida na Volta à Áustria e a jovem suíça Muriel Furrer, de 18 anos, faleceu após uma queda na prova de estrada juvenil dos Mundiais de Zurique.