Mais

Vuelta: As etapas-chave da competição em 2025

As etapas-chave da Vuelta a Espanha 2025
As etapas-chave da Vuelta a Espanha 2025Unipublic / Sprint Cycing Agency

A Vuelta Ciclista a Espanha de 2025, que começará em Turim (Itália), em 23 de agosto, e terminará em 14 de setembro, em Madrid, contará com várias etapas-chave que poderão marcar a classificação final.

1.ª etapa: Turim-Novara, 186,1 km

A Vuelta começa em Itália, com uma etapa em linha, algo que só aconteceu em 2007 e 2020. Inclui um porto de terceira categoria para decidir o primeiro portador da camisola da montanha, enquanto a previsível chegada ao sprint, com as forças intactas, deixará os quilómetros finais emocionantes para disputar a primeira camisola vermelha.

3.ª etapa: San Maurizio Canavese-Ceres, 134,6 km

A subida de segunda categoria dará jogo na fuga, em que ciclistas que perderam tempo nos primeiros dias poderão ter protagonismo. A parte final será em subida, o que limitará as opções dos sprinters puros em favor dos mais versáteis.

5.ª etapa: Figueras-Figueras, 24,1 km (Contrarrelógio por equipas)

Os ciclistas enfrentarão o contrarrelógio, onde os especialistas terão a primeira oportunidade de brilhar junto com os seus companheiros.

6.ª etapa: Olot-Pal Andorra, 170,3 km

O pelotão já se depara com a montanha, que volta a ser protagonista nesta edição da Vuelta, com cinco dificuldades montanhosas. Terão pela frente dois portos de primeira categoria.

7.ª etapa: Andorra La Vella-Cerler, 188 km

Nova etapa de montanha, que pode servir para começar a ver quem realmente se cansou no dia anterior.

13.ª etapa: Cabezón de la Sal-L'Angliru, 202,7 km

A etapa mais longa da Vuelta 2025. Enfrentar L'Angliru com 200 quilómetros nas pernas será uma prova de fogo para os favoritos que, se tiverem um mau dia, poderão dizer adeus à corrida.

14.ª etapa: Avilés-Alto de la Farrapona, 135,9 km

Etapa curta e dura em território asturiano. Será um dia em que a fuga será formada por ciclistas importantes, bons escaladores com alguma margem na geral.

18.ª etapa: Valladolid-Valladolid, 27,2 km (Contrarrelógio individual)

Conta com um pequeno repecho na parte inicial do percurso. Os especialistas no contrarrelógio podem ganhar vantagem sobre os escaladores puros, já que se trata de um percurso pouco complicado tecnicamente, que decorre, maioritariamente, por avenidas largas.

20.ª etapa: Robledo de Chavela-Bola del Mundo, 165,6 km

Última etapa de montanha, que recuperará subidas históricas como o Alto del León. O porto de Navacerrada será o grande protagonista, primeiro, pelo lado segoviano das "sete revueltas" e, como subida final, a rota desde Becerril de la Sierra até às exigentes rampas da Bola del Mundo. A serra de Guadarrama coroará o vencedor da Vuelta 2025.

21.ª etapa: Alalpardo-Madrid, 111,6 km

Após o contrarrelógio que encerrou a Vuelta 2024, Madrid volta a acolher a tradicional jornada final no circuito do centro da cidade. Será um dia triunfal para o líder e a última bala para os homens rápidos da corrida.