A equipa dos Emirados Árabes Unidos, que também conta com o luso Ivo Oliveira, cumpriu os 24,1 quilómetros em Figueres em 25.26 minutos, oito segundos mais rápida do que a Visma-Lease a Bike, segunda, e nove do que a Lidl-Trek, terceira.
Nas contas da geral individual, o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), grande favorito à vitória, recuperou a camisola vermelha, mas tem agora um trio de ciclistas da UAE Emirates a oito segundos – Ayuso é segundo, Almeida terceiro, e o também espanhol Marc Soler é quarto.
O crono por equipas, cada vez mais uma raridade no programa das corridas velocipédicas, agitou a geral e aproximou os dois principais blocos, o liderado por Vingegaard, que rendeu o francês David Gaudu (Groupama-FDJ) na liderança, e o da UAE Emirates.
Num exercício plano, as três equipas que se esperava estarem no pódio vieram a ocupá-lo, com poucas surpresas.
O dia em Figueres, terra natal do pintor surrealista Salvador Dalí (1904-1989), ficou sobretudo marcado pelos protestos em prol da Palestina que afetaram a prestação na estrada da equipa Israel Premier Tech Academy.
Depois da presença da equipa na Volta a Portugal também ter sido alvo de manifestações, vários indivíduos com bandeiras e cartazes solidários com a Palestina, alvo de uma ofensiva militar em Gaza por parte dos israelitas, atrasaram a progressão dos ciclistas.
“Neutralidade é complacência. Boicotem Israel”, podia ler-se numa faixa que três pessoas seguraram no meio da estrada, em incidente que não provocou a queda a qualquer ciclista.
Ivo Oliveira, por seu lado, também conseguiu subir na geral, em que agora é 117.º, a 12.53 minutos do líder.
Na quinta-feira, a sexta etapa liga Olot a Pal, em Andorra, em 170,3 quilómetros, culminando numa chegada em alto que provocará novas diferenças de tempo entre os candidatos à vitória final.
A chegada exigente colocará à prova a liderança do homem que já venceu duas vezes a Volta a França, mas também a liderança bipartida da UAE Emirates, num mano a mano entre Ayuso e Almeida em que a estrada definirá quem é o melhor posicionado para lutar pela roja.