Mais

Vuelta: Egan Bernal lidera a equipa da Ineos em Espanha

O colombiano Egan Bernal vai ser o líder
O colombiano Egan Bernal vai ser o líderLuca Bettini / AFP
O ciclista colombiano Egan Bernal (28), vencedor do Tour de France em 2019 e do Giro d'Italia em 2021, vai ser o líder da Ineos, durante a Vuelta, anunciou a equipa britânica na quinta-feira, 21 de agosto.

"Juntamente com Bernal, foi selecionada uma equipa forte e versátil", detalhou a Ineos Grenadiers em comunicado.

O colombiano estará acompanhado, entre outros, pelo italiano Filippo Ganna e o polaco Michal Kwiatkowski.

"Estou a saborear o desafio de liderar a Ineos na Vuelta deste ano", declarou Bernal, citado no comunicado: "É uma corrida que sempre oferece momentos de agressividade e é imprevisível, algo que aprecio".

"A minha preparação tem sido boa e, com a equipa que formámos (...), podemos ter confiança. Começar em Itália também me dá uma motivação especial, depois de tantos momentos especiais a correr lá", indicou o colombiano.

Quando conquistou o Giro em 2021, Bernal era um dos rivais a bater no pelotão do ciclismo, mas no início de 2022 teve um acidente com um autocarro enquanto treinava na Colômbia. Sofreu então fraturas numa vértebra, no fémur direito, numa rótula, uma perfuração no pulmão e um traumatismo craniano.

Mais de três anos depois, e após já ter participado este ano no Giro, onde alcançou uma meritória sétima posição, Bernal exercerá o papel de líder da sua equipa durante a sua 10.ª grande volta.

A Vuelta arranca este sábado, 23 de agosto, em Turim, e após 21 etapas e mais de 3.000 km percorridos, terminará a 14 de setembro em Madrid.