Mais

Países Baixos arrasam nas primeiras finais do Mundial de Ciclismo de Pista

Países Baixos tem motivos para celebrar
Países Baixos tem motivos para celebrarJAVIER TORRES / AFP

Os Países Baixos dominaram as três finais, de velocidade por equipas e scratch, disputadas esta quarta-feira na jornada inaugural do Mundial de Ciclismo de Pista, que está a decorrer em Santiago do Chile.

O campeão olímpico Harrie Lavreysen, ciclista mais laureado da competição, aumentou a sua lenda ao somar o seu 17.º título em mundiais.

"Penso que demonstrámos o nosso nível (dos Países Baixos). Tivemos um início muito bom no torneio. Estou muito orgulhoso de todos os ciclistas", disse Lavreysen após o seu triunfo.

Juntamente com os seus companheiros, Jeffrey Hoogland e Roy Van den Berg, venceu com um tempo de 41.691 segundos a Grã-Bretanha (42.060) na final de velocidade por equipas masculinas.

A Austrália ficou com o bronze ao parar o cronómetro nos 42.611 segundos.

As representantes dos Países Baixos também fizeram o mesmo na prova feminina de velocidade, em que Kimberly Kalee, Hetty Van de Wouw e Steffie Van der Peet derrotaram a Grã-Bretanha com a marca de 45.743 segundos (46.003).

O país da Oceânia voltou a subir ao pódio com um tempo de 46.773.

Mais cedo, a neerlandesa Lorena Wiebes sagrou-se campeã do mundo na prova de scratch, uma disciplina não olímpica.

"Tive de continuar a acreditar em mim própria"

Wiebes, de 26 anos, completou a corrida de 10 quilómetros em 11:58 minutos, superando a dinamarquesa Amalie Dideriksen, medalhada olímpica nos Jogos de Tóquio-2020.

A jovem neozelandesa Prudence Fowler, de 22 anos, ficou com o bronze e assinou o seu primeiro pódio mundialista neste torneio que se disputa no Velódromo de Peñalolén, nas encostas da Cordilheira dos Andes.

A europeia conquistou assim o seu segundo ouro consecutivo nesta prova, após o conquistado no último campeonato do mundo, realizado em Ballerup, Dinamarca, em 2024.

"Estou muito feliz por ter conseguido voltar a vencer pelo segundo ano consecutivo. Tive de continuar a acreditar em mim própria até aos últimos metros", afirmou Wiebes aos jornalistas.

A bicampeã considerou o campeonato do mundo como um ensaio para os próximos Jogos Olímpicos, que terão lugar em Los Angeles em 2028.

Resultados da primeira jornada

Mulheres

. Velocidade por equipas

1. Países Baixos (Kalee, Van de Wouw, Van der Peet) 45.743

2. Grã-Bretanha 46.003

3. Austrália 46.773

. Scratch 10 km

1. Lorena Wiebes (NED)

2. Amalie Dideriksen (DEN)

3. Prudence Fowler (NZL)

Homens

. Velocidade por equipas

1. Países Baixos (Hoogland, Lavreysen, Van den Berg) 41.691

2. Grã-Bretanha 42.060

3. Austrália 42.611