Mais

Ciclismo: Eddy Merckx operado com êxito à anca

Eddy Merckx em agosto passado
Eddy Merckx em agosto passadoČTK/Panoramic/Tomas Sisk
Eddy Merckx, operado com êxito na segunda-feira a uma fratura da anca, brincou com a queda que sofreu no mesmo dia: "A partir de agora, vou andar com duas pequenas rodas estabilizadoras", disse aos meios de comunicação belgas.

"O médico disse-me que a operação correu bem", disse ao diário Het Laatste Nieuws  "Colocaram uma nova anca. De momento, as dores não são muito fortes. Na segunda-feira, era enorme, mas com a operação, está melhor."

Le Cannibale, 79 anos, admite que estava "assustado" na altura da queda, cujas circunstâncias contou. "Na linha férrea de Hombeek (perto de Mechelen), a minha roda traseira escorregou de repente. Caí sobre a anca e não consegui levantar-me. Felizmente, estavam lá alguns transeuntes. Caso contrário, teria sido um desastre. Tive medo, sim", disse o cinco vezes vencedor das Voltas a França e a Itália.

Merckx iniciará a sua reabilitação esta quarta-feira "com a possibilidade de colocar imediatamente todo o peso do corpo sobre a perna operada", anunciou o hospital de Herentals num comunicado de imprensa.

"Para tratar a lesão, foi colocada uma prótese total da anca na tarde de terça-feira pelo Dr. Mike Tengrootenhuysen e pelo Professor Steven Claes. A operação decorreu sem problemas e espera-se uma recuperação total", acrescentou o hospital.

O hospital explicou que a recuperação total demoraria vários meses, mas que o homem com 525 vitórias poderia voltar a andar de bicicleta dentro de algumas semanas.