O francês David Lappartient, de 52 anos, foi reeleito para um terceiro mandato consecutivo de quatro anos como presidente da União Ciclista Internacional (UCI), anunciou o próprio na quinta-feira, na rede social X.
"Feliz por ter sido reeleito como presidente da UCI para um terceiro mandato! Sinto-me honrado pela vossa confiança e estou feliz por poder continuar a promover o ciclismo à escala mundial", escreveu Lappartient, no âmbito do Mundial de ciclismo de estrada, que decorre até domingo no Ruanda.
Não foi apresentado nenhum candidato contra Lappartient, que era, portanto, o único aspirante ao cargo.
"De acordo com os estatutos da UCI, a sua eleição para um terceiro mandato de quatro anos será confirmada sem que haja uma votação", anunciou a entidade em comunicado, a 4 de julho.
Lappartient é também presidente do Conselho do departamento francês de Morbihan (Bretanha, oeste de França).
No passado, foi presidente do Comité Nacional Olímpico e Desportivo Francês (CNOSF) entre junho de 2023 e junho de 2025, tendo ocupado esse cargo durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Candidatou-se este ano à presidência do Comité Olímpico Internacional (COI), numa votação em que venceu a zimbabueana Kirsty Coventry.