Mais

Ciclismo: Ivo Oliveira campeão português de fundo pela segunda vez

Atualizado
Ivo Oliveira caiu no início, mas recuperou para triunfar
Ivo Oliveira caiu no início, mas recuperou para triunfarFP Ciclismo
O ciclista Ivo Oliveira (UAE Emirates) sagrou-se este domingo pela segunda vez campeão português de fundo, ao bater Pedro Silva (Anicolor-Tien21) na chegada à meta, instalada em Ourém.

Apesar de ter caído nos quilómetros iniciais, Ivo Oliveira conseguiu repetir o triunfo de 2023, ao triunfar em 04:23.02 horas, no final dos 179,3 quilómetros de um percurso com início e final em Ourém, sucedendo a Rui Costa no palmarés da prova de fundo dos Nacionais de estrada.

Pedro Silva terminou em segundo, com o mesmo tempo de Ivo Oliveira, com João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) a fechar o pódio, a 23 segundos.

Com a punição imposta a João Medeiros, por auxílio do diretor desportivo, acabou por ser Diogo Gonçalves (Feirense-Beeceler) a subir ao pódio, depois de ter sido o primeiro do grupo perseguidor, a 1.33 minutos do novo campeão nacional.

Depois de ter estado quase dois anos sem conquistar qualquer triunfo, Ivo Oliveira, de 28 anos, está a fazer a melhor temporada da carreira e somou a quarta vitória em 2025, depois de três etapas no Giro d’Abruzzo e uma na Volta à Eslovénia.

Este foi o segundo título português da UAE Emirates nestes Nacionais, depois de António Morgado, que ficou afastado da luta na corrida de hoje, ter revalidado o cetro de contrarrelógio na sexta-feira, numa prova em que Ivo Oliveira foi terceiro.