Mais

Ciclismo: Kévin Vauquelin junta-se à Ineos Grenadiers

Kévin Vauquelin.
Kévin Vauquelin.MARCO BERTORELLO / AFP

O francês Kévin Vauquelin, 7º classificado na Volta a França deste ano, assinou contrato com a Ineos Grenadiers por três temporadas, anunciou esta sexta-feira a equipa britânica.

Revelado por uma vitória na etapa da Volta à França de 2024, em Bolonha, o ciclista de 24 anos confirmou o seu lugar em 2025 com um 7.º lugar na geral da maior corrida de ciclismo do mundo e um segundo lugar na Volta à Suíça.

Vencedor de provas por etapas como a Étoile de Bessèges e o Tour dos Alpes Marítimos e do Var, Vauquelin deixa a Arkéa-B&B Hotels, onde deu a volta por cima, para se juntar a uma equipa que pretende regressar ao topo. Cavaleiro polivalente, foi por duas vezes segundo classificado na Flèche Wallonne.

"Estou extremamente orgulhoso por me juntar a uma equipa como a INEOS Grenadiers, que moldou a história do ciclismo durante mais de uma década - tanto nos Grand Tours como no calendário como um todo. Ainda estou em choque", disse Vauquelin no comunicado de imprensa da Ineos: "Para mim, este é o passo lógico na minha carreira para continuar a minha progressão e explorar novos horizontes", acrescentou.

Para Dave Brailsford, diretor desportivo e figura histórica da Ineos, Vauquelin "não é apenas um ciclista explosivo que sabe como ganhar", mas"acrescentou uma nova dimensão à sua forma de correr" durante o Tour 2025. "Ele corre com inteligência e ambição", elogia.

Vítima de um acidente doméstico que lhe provocou uma fratura do tornozelo (perónio) este verão, Vauquelin foi operado em agosto. Embora tenha retomado os treinos desde então, falhou o Campeonato do Mundo do Ruanda, entre outras provas no final da época.