Mais

Ciclismo: Rotulado como "o próximo Jonas Vingegaard", jovem dinamarquês estreia-se nos seniores

Poderá Albert Philipsen tornar-se o próximo Jonas Vingegaard?
Poderá Albert Philipsen tornar-se o próximo Jonas Vingegaard?Jasper Jacobs / Zuma Press / Profimedia
Albert Philipsen, de 18 anos, um dos maiores talentos em ascensão no ciclismo, vai estrear-se entre os seniores quando participar no Tour Down Under, a primeira corrida da temporada do World Tour.

O Campeão do Mundo de BTT de 2023 tem sido amplamente elogiado pelo seu talento promissor e, graças às suas capacidades versáteis, tem sido rotulado como um possível sucessor de outro dinamarquês, Jonas Vingegaard.

Apesar do interesse crescente em torno da sua estreia, Phillipsen mantém-se calmo antes da primeira etapa do Tour Down Under, que terá lugar na terça-feira.

"É demasiado cedo para avaliar o meu nível em relação aos outros ciclistas. Tenho de fazer mais algumas corridas de bicicleta antes de poder dizer mais alguma coisa", afirma o jovem dinamarquês ao Feltet.dk antes da sua estreia.

"Ainda não especifiquei o meu treino em relação ao meu tipo de ciclista. Ainda está em aberto para mim e ainda quero fazer algumas corridas diferentes este ano e ver onde estou no meu melhor e onde preciso de melhorar", diz.

Nos últimos anos, transformou-se num dos melhores ciclistas juniores do mundo. Triunfou nos Campeonatos do Mundo de estrada e de BTT e a sua assinatura foi tão procurada que várias grandes equipas de ciclismo o abordaram com ofertas avultadas para adquirir os seus serviços.

No final, Phillipsen decidiu confiar na Lidl-Trek e a equipa não hesitou em atirá-lo aos leões. Na corrida por etapas australiana, Phillipsen vai agora lutar com alguns dos maiores pesos pesados do ciclismo, sob o olhar atento dos meios de comunicação internacionais.

Vários meios de comunicação social internacionais respeitados estiveram representados na conferência de imprensa de segunda-feira e, antes da corrida, espera-se que o jovem dinamarquês termine entre os 10 primeiros em várias casas de apostas.

No entanto, as elevadas expectativas não parecem desmotivar o talentoso jovem ciclista.

"Não sinto que tenha algo a provar. Espero ter algumas boas experiências e fazer uma boa corrida aqui. Quero sentar-me com um sentimento de satisfação quando a corrida terminar", afirma.