Ciclismo: Rui Oliveira fecha campeonatos nacionais de pista com três títulos

Rui Oliveira fecha campeonatos nacionais de pista com três títulos
Rui Oliveira fecha campeonatos nacionais de pista com três títulosFP Ciclismo

O ciclista olímpico Rui Oliveira conquistou este domingo o terceiro título em elites no encerramento dos campeonatos nacionais de pista, ao ganhar a corrida por pontos, em Anadia, após ter dominado o concurso de omnium e a eliminação.

No Velódromo Nacional, em Sangalhos, o ciclista da UAE Emirates triunfou pela terceira vez em outros tantos dias de competição, ficando à frente de Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) e Miguel Salgueiro (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense), que já tinha sido segundo classificado no conjunto de provas do omnium, na sexta-feira, e na eliminação, no sábado.

Rui Oliveira, campeão olímpico de madison nos Jogos Paris2024, ao lado de Iúri Leitão, juntou ainda na véspera a medalha de prata em scratch, falhando o pleno de êxitos atingido por Daniela Campos no setor feminino.

A olímpica dominou a corrida por pontos e voltou a ser acompanhada por Marta Carvalho (Cantabria Deporte-Rio Miera) e Beatriz Roxo (ODL Team-Kiwi Atlantico-Craega) no pódio, tal como aconteceu no omnium, na eliminação e no scratch.

Miguel Salgueiro também triunfou no fecho dos campeonatos nacionais, ao derrotar Daniel Dias e João Matias, ambos da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, na perseguição individual.

Já no paraciclismo, que teve apenas provas masculinas, Miguel Pacheco sagrou-se campeão nacional de eliminação, enquanto Daniel Silva, em C2, José Miranda, em C3, David Costa, em C4, Miguel Pacheco, em C5, e André Soares, em D, dominaram as respetivas categorias do contrarrelógio individual.

Quanto aos escalões jovens, Bruno Nogueira sobressaiu nos cadetes, uma vez que juntou vitórias nas cinco provas disputadas - scratch, quilómetro contrarrelógio, perseguição individual, eliminação e corrida por pontos.

Os campeonatos nacionais de ciclismo de pista realizaram-se em Anadia e atribuíram 36 títulos em sete disciplinas e cinco categorias, na presença de 178 atletas inscritos, de 46 equipas.