Mais

Ciclismo: Sagan encerrou oficialmente a sua carreira

Peter Sagan encerrou a sua rica e extremamente bem sucedida carreira de ciclista de estrada.
Peter Sagan encerrou a sua rica e extremamente bem sucedida carreira de ciclista de estrada.Profimedia

O ciclista eslovaco Peter Sagan (34 anos) terminou oficialmente a sua carreira ativa. Na sua última corrida sob a égide da União Ciclista Internacional (UCI), ficou em segundo lugar na disciplina de cross-country nos campeonatos nacionais de BTT.

O tricampeão mundial de estrada ficou em segundo lugar no percurso curto e repetiu-o na corrida de fundo de domingo. "Para quem participou nesta corrida apenas por diversão, estou muito feliz por conseguir o segundo lugar", disse Sagan à STVR após a corrida de sábado, menos de um mês depois de ter terminado a sua carreira na estrada.

A intenção inicial era qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Paris, mas não vai competir sob cinco anéis. "Queria concentrar-me no ciclismo de montanha esta época, mas depois das coisas que aconteceram no início da época, decidi concentrar-me mais nas pessoas. Continuo a ter coisas para fazer, continuo a ir a eventos, mas já não para obter resultados. Estou contente por ainda poder lutar, mas já não estou na forma que estava há alguns anos", disse à STVR.

Foi assim que Sagan se despediu dos adeptos eslovacos na Volta à Eslováquia.
Foi assim que Sagan se despediu dos adeptos eslovacos na Volta à Eslováquia.TASR

O sete vezes vencedor da Volta a França por pontos retirou-se oficialmente do ciclismo de estrada no ano passado para se dedicar apenas ao ciclismo de montanha. No entanto, surgiu uma oferta para apoiar a equipa eslovaca Pierre Baguette Cycling, que ele aceitou. Uma operação ao coração dificultou-lhe o início da época atual. Acabou por regressar à Volta à Eslováquia.

"Não foi a melhor, mas foi a minha última corrida em ciclismo de estrada, por isso estou contente por ter chegado ao fim. Estava decidido a não voltar a correr na estrada este ano e a fazê-lo apenas como preparação. Tive problemas cardíacos desde o início do ano, por isso só andei por diversão. Ainda não me estou a despedir da bicicleta, mas estou a dizer olá às corridas de estrada. Antes de mais, quero agradecer a todos os fãs por me terem apoiado ao longo da minha carreira e estou muito grato por isso", disse Sagan no palco no final de junho.