Mais

Ciclocross: Fem van Empel triunfa em Gavere

Fem van Empel
Fem van Empel JASPER JACOBS / Belga via AFP
A campeã mundial Fem van Empel foi a vencedora incontestada em Gavere, na Bélgica. Venceu as suas compatriotas Lucinda Brand e Puck Pieterse.

O Boxing Day não é só para a Premier League. No ciclocross, é uma religião e a prova de Gavere teve todos os clássicos, com um teto de nuvens muito baixo e um circuito lamacento com vegetação rasteira complicada.

A corrida feminina foi o ponto de partida. A campeã do mundo Fem van Empel assumiu a liderança logo na primeira volta, seguida pela sua grande rival Puck Pieterse. No recomeço, chegaram mesmo a colidir involuntariamente, por culpa de uma lama pegajosa e escorregadia que obrigou as ciclistas a tirar os sapatos e limitou a sua aderência.

Atrás da dupla, Lucinda Brand estava a uma boa distância no final da primeira volta, mas ainda parecia confortável. No entanto, conseguia ver os dois primeiros a poucos segundos de distância. Van Empel, mais à vontade ao colocar a bicicleta ao ombro, abriu uma ligeira vantagem sobre a campeã mundial de BTT. Na segunda volta, FvE tinha uma vantagem de 15 segundos sobre Pieterse, enquanto Brand e Blanka Vas já estavam a 31 segundos.

Na 4.ª volta, Pieterse reduziu ligeiramente a diferença... antes de escorregar. Não houve danos, mas foi suficientemente encorajador para Brand, agora livre da sombra de Vas, que estava determinada a alcançar a sua rival mais nova, de 13 anos. Foi o que fez e, no início da última volta, tinha uma vantagem de 8 segundos... antes de perder tudo de novo e ver Pieterse ultrapassá-la. Mas a batalha estava a decorrer atrás de van Empel, que estava claramente na frente. Brand voltou a entrar na corrida e contra-atacou.

A solo, van Empel conseguiu levantar os braços 35 segundos à frente de Brand, que mantém a liderança da Taça do Mundo, enquanto Pieterse completou o hat-trick neerlandês.