Mais

Cinco estádios a inaugurar em 2025: o regresso do Camp Nou e a concorrência de Anfield

Estádios que abrirão portas em 2025
Estádios que abrirão portas em 2025@EvertonStadium / @Junta de Andalucía / @FCBarcelona / @yallavamos2030
Com o ano de 2025 ao virar da esquina, a abertura de vários estádios de futebol está iminente e, para muitos adeptos, estes são muito mais do que apenas um local para ver futebol. Para muitos adeptos, os estádios são muito mais do que um local para ver futebol. Para eles, é um templo onde podem esquecer todos os seus problemas durante algumas horas e desfrutar do apoio do seu clube favorito. Quem verá o novo estádio em 2025?

Everton Stadium

Capacidade: 52.888; Clube: Everton FC

Enquanto o clube mais famoso da cidade, o Liverpool, optou por renovar o lendário estádio de Anfield Road, a direção do Everton optou por construir um novo estádio. Pela primeira vez na sua história, que remonta a 1892, os Toffees jogarão os seus jogos em casa noutro local que não o Goodison Park. Não é de admirar, portanto, que este estádio tenha acolhido o maior número de jogos da Premier League de todos os estádios de Inglaterra até à data.

Agora, os adeptos do Everton vão ter de se habituar a uma morada diferente - o novo estádio está localizado num antigo porto comercial chamado Bramley-Moore Dock, a cerca de 3 km de Goodison Park. Quanto à capacidade, ainda se aguarda a confirmação oficial, mas deverá ser superior a 52 mil espectadores, o que faria da nova bancada a oitava maior de toda a Inglaterra. No entanto, é de acrescentar que está ainda a ser ponderado um possível aumento da capacidade para 62.000 espectadores.

As obras de acabamento do estádio estão atualmente em curso e espera-se que os jogadores do Everton disputem os seus primeiros jogos em agosto, antes da nova época. Para além dos jogos do clube, espera-se que o estádio receba jogos durante o Euro-2028.

Camp Nou

Capacidade: 62.000 (105.000 quando estiver concluído); Clube: FC Barcelona

O emblemático Camp Nou, casa do FC Barcelona, está atualmente a passar por uma grande transformação. A equipa, que é agora dirigida pelo treinador alemão Hansi Flick, joga desde o final da época 2022/23 no Estádio Olímpico Lluís Companys, que acolheu os Jogos Olímpicos de 1992 e foi também, em tempos, a casa do rival Espanhol.

Embora os Blaugranas devessem regressar a casa ainda este ano, já é certo que a data original não será cumprida. No entanto, o clube espera disputar os seus primeiros jogos na primavera.

Mas, para que isso seja possível, Lamine Yamal e companhia voltarão ao estádio com este ainda por concluir, com capacidade para 62 mil espectadores. Os dois primeiros andares estarão disponíveis e o terceiro continuará em obras. Após a sua conclusão, prevista para 2026, o Camp Nou terá uma capacidade para 105.000 espectadores.

Ankara Stadyumu

Capacidade: 50 000 pessoas; Clube: Ankaragücü SK

Em Ancara, na Turquia, está a ser construído um novo estádio com capacidade para 50.000 espectadores, que será utilizado principalmente pelo Ankaragücü, para além da seleção nacional.

O novo estádio terá bancadas altas de dois andares e o auditório será coberto por uma cúpula redonda única, cuja cobertura será em grande parte envidraçada e permitirá a entrada de muita luz solar.

A cúpula será suportada por quatro enormes treliças em arco, duas das quais terão 285 metros de comprimento e estarão entre as maiores alguma vez utilizadas em estádios em todo o mundo.

La Cartuja

Capacidade: 71 374 lugares; Clube: Sevilha

Surgiu uma situação muito interessante em Sevilha, cidade onde se encontram dois grandes clubes - o Real Betis e o Sevilha FC. O estádio, inaugurado em maio de 1999 para acolher os Campeonatos do Mundo de Atletismo, tornar-se-á progressivamente um asilo para os dois clubes, que aguardam a renovação dos seus estádios atuais. O Betis terá a sua nova casa entre 2025 e 2026, enquanto o Sevilha FC a terá entre 2026 e 2028.

Uma vez que se tratava essencialmente de um recinto para competições de atletismo, será necessário proceder a várias alterações. Na primeira fase da renovação, a oval de atletismo será retirada e o relvado será aproximado dos espectadores, o que será conseguido através de um rebaixamento de mais de cinco metros. Ao mesmo tempo, a capacidade do estádio passará dos atuais 57.000 para 71.000, com 75.000 para concertos. Só esta melhoria custará perto de 15 milhões de euros.

O estádio de Sevilha está já a ser objeto da primeira fase de remodelação.
O estádio de Sevilha está já a ser objeto da primeira fase de remodelação.María José López / ContactoPhoto / Profimedia

A segunda parte da renovação, que custará cerca de 100 milhões de euros, incluirá uma atualização completa das instalações, melhorias nos acessos e na fachada. A arena passará a ser a terceira maior de Espanha (depois de Camp Nou e Santiago Bernabéu) após a expansão da capacidade e será também uma das sedes do Mundial-2030, que será organizado por Portugal e Marrocos, para além de Espanha.

Este é o aspeto que o Cartuja deverá ter depois de concluída a renovação.
Este é o aspeto que o Cartuja deverá ter depois de concluída a renovação.Credit: Juanma Moreno

Estádio Moulay Abdellah

Capacidade: 68 700 lugares; Clube: FAR Rabat

Para o Mundial-2030, mas também para a Taça das Nações Africanas de 2025, Marrocos também não se descuida, com vários estádios em construção. Em Rabat, a capital do país, está a ser construído um novo estádio para substituir o Stade Moulay Abdellah.

Foi com a demolição do antigo estádio em 2023 que se iniciou a construção da nova arena, que terá capacidade para quase 70.000 espectadores e deverá estar concluída em 2025 e acolher a já referida CAN. Curiosamente, está também prevista a construção de um estádio de atletismo com capacidade para cerca de 25.000 pessoas, perto do estádio de futebol, que acolherá, por exemplo, a Liga Diamante.

Para além da seleção nacional, o novo estádio será também utilizado pelo FAR Rabat, um dos clubes de futebol mais bem sucedidos de Marrocos.

Em Rabat, está a ser construído um estádio para quase 70 000 pessoas.
Em Rabat, está a ser construído um estádio para quase 70 000 pessoas.@yallavamos2030