Este ano, a prova apresenta duas novidades, com o percurso de 400 quilómetros a ser diferente do habitual, uma vez que será percorrido em sentido contrário.
Segundo o município de Castelo Branco, a prova inicia-se na cidade de Castelo Branco, passa pela Guarda, por Coimbra e termina novamente em Castelo Branco.
A segunda novidade diz respeito às inscrições de automóveis que este ano contemplam mais uma categoria, alargada aos modelos até 1994, incluindo veículos mais recentes que não se puderam inscrever em edições anteriores.
“Trata-se da última edição desta iniciativa organizada pelo Clube Escape Livre, com o apoio das Câmaras Municipais de Castelo Branco, Guarda e Coimbra, que pretende homenagear Tavares de Melo, responsável pela primeira prova automobilística por etapas realizada em Portugal em 1923, e que estará na estrada entre os dias 19 e 22 de junho”.
Segundo o presidente da Câmara de Castelo Branco, este é um “evento que promove os territórios”.
“E que mostra aquilo que nos distingue, em cada um dos municípios, mas também aquilo que nos une enquanto região das Beiras. E, através destas sinergias, somos valorizados”.
Leopoldo Rodrigues reconheceu que a realização deste tipo de iniciativas “contribui para as dinâmicas económicas, sociais e culturais da região”.