Mais

Clubes profissionais de Berlim apoiam candidatura olímpica: "Grande oportunidade"

Christian Arbeit, Kaweh Niroomand, Dirk Zingler e Marco Baldi
Christian Arbeit, Kaweh Niroomand, Dirk Zingler e Marco BaldiČTK / imago sportfotodienst / Matthias Koch

Os seis principais clubes profissionais de Berlim - Union Berlim, Hertha Berlim, BR Volleys, Eisbären, Alba e Füchse Berlim - apoiam o projeto do Senado de Berlim de se candidatar à organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Os clubes fizeram o anúncio esta terça-feira, numa mesa redonda organizada pela "Iniciativa Proficlubs Berlin".

Segundo a iniciativa, grandes eventos desportivos como o Campeonato Europeu de Futebol de 2024, o Campeonato do Mundo de Futebol de 2006 e os Jogos Olímpicos Especiais de 2023 demonstraram que Berlim gera um grande entusiasmo enquanto cidade anfitriã e tem efeitos positivos no turismo, na economia e na restauração.

Uma candidatura olímpica poderia também impulsionar a construção de habitação a preços acessíveis, a expansão dos transportes públicos e a construção de instalações desportivas urgentemente necessárias.

"Uma candidatura olímpica oferece uma grande oportunidade para enfrentar os diversos desafios da nossa cidade de forma ativa, coordenada e com um calendário claro", explicou Kaweh Niroomand, diretor-geral da BR Volleys, porta-voz da iniciativa e representante olímpico de Berlim.

"Paris demonstrou de forma impressionante como os Jogos Olímpicos podem ser utilizados como uma alavanca para o desenvolvimento sustentável de uma metrópole com milhões de habitantes", acrescentou.

Desporto de base deve beneficiar

Os clubes estão a condicionar o seu apoio à condição de que o desporto popular, em particular, beneficie de uma possível candidatura olímpica. Uma candidatura bem sucedida teria de oferecer um claro valor acrescentado para todos os berlinenses.

A par de Munique, Hamburgo e Renânia do Norte-Vestefália, Berlim é uma das quatro cidades alemãs interessadas em acolher os Jogos Olímpicos em 2036, 2040 ou 2044.

No próximo domingo, terá lugar uma consulta pública em Munique, mas o mesmo não está previsto em Berlim.

"Está previsto um processo de participação e, paralelamente, será lançada uma grande campanha", afirmou Niroomand.