Mais

Coco Gauff, a mais bem paga das desportistas profissionais, mas muito atrás de Ronaldo

Coco Gauff em ação
Coco Gauff em açãoKATELYN MULCAHYGETTY IMAGES EUROPEGetty Images via AFP
As desportistas profissionais estão a ganhar cada vez mais dinheiro, como demonstram os números dos rendimentos no final de 2024, mas as 15 mulheres que figuram na lista dos melhores rendimentos não chegam todas ao que ganha apenas um dos homens, o futebolista Cristiano Ronaldo, noticia a EFE.

A Forbes e o Sportico publicaram os seus rankings de rendimentos económicos no desporto no ano que agora termina, diferindo apenas ligeiramente nos montantes e levando à mesma conclusão: as mulheres desportistas estão a ganhar cada vez mais em cada época, mas ainda estão a uma distância considerável dos seus homólogos masculinos, tanto em termos de prémios por resultados como de patrocínios.

Ambas as listas colocam a americana Coco Gauff (20 anos, 3 WTA) no topo da lista das mulheres que mais ganharam em 2024: entre 30 e 34 milhões de dólares, o que representa um oitavo dos 260 milhões de dólares ganhos por Cristiano Ronaldo.

De acordo com o Sportico, as 15 desportistas que mais ganharam nos últimos 12 meses totalizam 221 milhões de dólares, mais 27% do que no ano passado.

Coco Gauff também detém o recorde de mais dinheiro ganho num torneio feminino, com 4,8 milhões de dólares no WTA Finals em Riade no mês passado.

A tenista polaca Iga Swiatek também está no pódio, com 21,4-23,8 milhões de dólares, seguida da chinesa Zheng Qinwen (20,6 milhões de dólares), da bielorrussa Arina Sabalenka (17,7-18,7 milhões de dólares), da japonesa Naomi Osaka (12,9-15,9 milhões de dólares) e da britânica nascida na Roménia Emma Răducanu (12,9-14,7 milhões de dólares).

Entre os homens mais bem pagos do desporto, segundo a Forbes, Ronaldo é seguido pelo golfista espanhol Jon Rahm (218 milhões de dólares), o futebolista argentino Leo Messi (135 milhões de dólares), o basquetebolista americano LeBron James (128 milhões de dólares), o basquetebolista grego Giannis Antetokounmpo (111 milhões de dólares) e o futebolista francês Kylian Mbappé (110 milhões de dólares).