Mais

COI assegura que o Mundial-2034 na Arábia Saudita não vai colidir com os Jogos de inverno

Reunião da Comissão Executiva do COI na Casa Olímpica de Lausana, Suíça
Reunião da Comissão Executiva do COI na Casa Olímpica de Lausana, SuíçaReuters / Denis Balibouse
O Campeonato do Mundo de Futebol de 2034, que deverá realizar-se na Arábia Saudita e possivelmente nos meses do inverno, mas não deverá colidir com os Jogos Olímpicos de inverno de Salt Lake City, afirmou o Comité Olímpico Internacional na terça-feira.

A Arábia Saudita é a única candidata ao Campeonato do Mundo de 2034, devendo a FIFA votar na próxima semana. O organismo disse que a candidatura saudita não estipulou uma janela proposta para o Mundial, mas que iria colaborar com as partes interessadas para "determinar o momento ideal" para o torneio, dado o clima quente do país.

O COI, no entanto, não se preocupa com um potencial conflito com os Jogos de inverno de Salt Lake City, que se realizarão de 10 a 26 de fevereiro de 2034.

"Vai ser um verdadeiro festim para os adeptos do desporto, durante um período de três ou quatro meses em que se realizam estes dois eventos", afirmou o diretor executivo dos Jogos Olímpicos, Christophe Dubi, em conferência de imprensa: "Penso que o risco de ter estes dois (eventos) em paralelo é imensamente limitado. Com estes dois eventos em países e continentes diferentes, de todos os pontos de vista, incluindo o comercial, o risco é praticamente nulo. O consumo de desporto em qualquer plataforma ou em qualquer canal não nos parece, nesta fase, um problema de maior. Pelo contrário, é muito desporto neste período de tempo".

Devido ao clima desértico da Arábia Saudita, é muito provável que o Campeonato do Mundo de 2034 seja adiado para o inverno - tal como a FIFA fez com a edição de 2022 no vizinho Catar, que realizou o evento entre finais de novembro e meados de dezembro.