Mais

COI quer suspensão de eventos desportivos na Indonésia após proibição de vistos a israelitas

O COI afirmou que a proibição imposta pela Indonésia contraria a Carta Olímpica
O COI afirmou que a proibição imposta pela Indonésia contraria a Carta OlímpicaReuters / Yara Nardi

O Comité Olímpico Internacional (COI) apelou esta quarta-feira às federações desportivas internacionais para que não organizem quaisquer eventos desportivos na Indonésia, depois de o país ter impedido a participação de ginastas israelitas num campeonato do mundo que decorre este mês no seu território.

O COI anunciou ainda que suspende todas as conversações sobre uma eventual candidatura da Indonésia aos Jogos Olímpicos até que o governo garanta que todos os atletas, independentemente da nacionalidade, possam competir no país no futuro.

"Todos os atletas, equipas e oficiais desportivos elegíveis devem poder participar em competições e eventos desportivos internacionais sem qualquer forma de discriminação por parte do país anfitrião, em conformidade com a Carta Olímpica...", pode ler-se no comunicado do COI.

A Indonésia manifestou interesse em receber os Jogos Olímpicos de Verão de 2036.

A Indonésia, o maior país muçulmano do mundo, recusou este mês vistos a ginastas israelitas, numa altura em que se intensificam os protestos contra a ofensiva militar de Israel em Gaza, o que impediu a sua participação no Campeonato do Mundo de Ginástica Artística, que arrancou na semana passada em Jacarta.

A Federação de Ginástica de Israel classificou a decisão da Indonésia como chocante e devastadora.

A Indonésia não mantém relações diplomáticas formais com Israel.


Menções