Mais

Comissão de Atletas Olímpicos espera que situação no CAR Jamor esteja resolvida "em breve"

Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos
Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas OlímpicosCOP
A presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), Diana Gomes, disse este sábado esperar que a situação no Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, em Oeiras, “esteja resolvida muito em breve”.

Estamos a acompanhar o caso desde que foi tornado público. Durante a próxima semana vamos tentar estar com os atletas e perceber como se sentem neste momento”, revelou a dirigente à Lusa à margem da quarta edição do Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas, que está a decorrer em Rio Maior.

Recentemente, atletas e dirigentes denunciaram a falta de condições e requisitos mínimos de higiene e salubridade nas instalações do refeitório do CAR Jamor e aludiram a uma inspeção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na sequência de uma denúncia que dava conta de infestações de baratas e percevejos.

Sobre o tema, Diana Gomes sublinhou “ter noção de que os problemas existem, são reais e estão a ser cuidados”.

Foi-nos dado essa informação, portanto vamos acompanhar de forma muito próxima”, adiantou.

A antiga nadadora considerou também que a situação “vai espoletar um controlo e uma atenção maior” em todo o país.

Há várias entidades responsáveis pelos CAR e as próprias federações têm também os seus tutores para conseguirem estar próximos dos atletas. O sistema está montado para isso”, notou, repisando que a CAO “vai também continuar próxima dos atletas”.

Na quinta-feira, o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, esclareceu as condições de higiene nas instalações do refeitório e da residência do CAR Jamor, onde vivem 70 atletas, numa reunião com atletas, pais, tutores e representantes das federações desportivas com atletas residentes no local.

Por considerarmos que este assunto foi exposto de forma preocupante, queremos passar toda a informação disponível, de forma transparente, para que não restem dúvidas. O objetivo desta conversa é, precisamente, informar e garantir que em momento algum a saúde dos atletas esteve em causa”, garantiu Pataco, citado em comunicado.


Menções