Mais

Comité Disciplinar da FIFA decidiu: Luis Rubiales suspenso por três anos

Luis Rubiales em setembro passado.
Luis Rubiales em setembro passado.AFP

Às 11:00 desta segunda-feira, o Comité Disciplinar da FIFA proferiu a sua decisão de suspender o antigo presidente da Federação Espanhola de Futebol durante os próximos três anos.

"O Comité Disciplinar da FIFA impôs uma proibição de três anos a Luis Rubiales, antigo presidente da Federação Espanhola de Futebol, por infração ao artigo 13º do Código Disciplinar da FIFA. Os atos de que é acusado ocorreram durante a final do Mundial Feminino da FIFA, realizada em 20 de agosto de 2023. O Sr. Rubiales já estava sujeito a uma suspensão provisória de 90 dias", pode ler-se no parecer.

"Os termos da decisão do Comité Disciplinar da FIFA foram notificados a ele hoje. De acordo com as disposições aplicáveis do Código Disciplinar da FIFA, Rubiales dispõe de dez dias para solicitar a fundamentação da decisão, que será publicada no portal legal.fifa.com, se necessário. Ele também pode apresentar um recurso ao Comité de Recurso da FIFA", acrescenta a nota.

"A FIFA deseja reafirmar o seu compromisso de proteger a integridade de cada indivíduo, bem como de respeitar as regras de boa conduta", remata.

Recorde-se que este processo surgiu na sequência do polémico beijo dado pelo até então presidente da Real Federação Espanhola à jogadora Jenni Hermoso, aquando da cerimónia de entrega das medalhas de ouro às jogadoras da seleção espanhola, após o título mundial na Austrália e Nova Zelândia.

O dirigente recusou numa primeira instância afastar-se do cargo, mas o tema acabou por tomar enormes proporções, tendo levado inclusive a uma manifestação pública do governo espanhol, o que desencadeou num processo junto do organismo que rege o futebol a nível mundial.

Jorge Vilda, selecionador campeão do Mundo, acabou afastado pela gestão interina da RFEF, e Rubiales suspenso de funções de forma imediata pela FIFA.