Mais

Comité Paralímpico Internacional procura "um lugar" para os Agitos em Paris

Os Agitos estão instalados no Arco do Triunfo.
Os Agitos estão instalados no Arco do Triunfo.Tosei Kisanuki/Yomiuri/The Youmiuri Shimbun via AFP
Na sequência da afirmação da Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, de que os anéis olímpicos devem permanecer na Torre Eiffel após os Jogos, o Comité Paralímpico Internacional (IPC) disse na segunda-feira que está à procura de um local na cidade para o símbolo dos Jogos Paralímpicos.

Estas pequenas luas crescentes em vermelho, azul e verde, chamadas Agitos (em latim, "eu me movo"), estão instaladas no topo da fachada do Arco do Triunfo e estão viradas para os Campos Elísios.

"Há muito debate sobre onde os anéis devem ficar e não devemos esquecer os Agitos. Penso que temos de encontrar um local para os Agitos ficarem na cidade para celebrar o que considero ser, de longe, os Jogos Paraolímpicos mais espetaculares da história", disse o porta-voz do Comité Paralímpico, Craig Spence, numa conferência de imprensa.

"Em cada edição dos Jogos, procuramos onde colocar este símbolo", disse Spence, que deu o exemplo de Tóquio, onde "ainda há Agitos na capital japonesa", três anos após a realização dos Jogos, em 2021.

Anne Hidalgo disse ao jornal Ouest France, no sábado, que os anéis olímpicos vão manter-se na Torre Eiffel.

"É uma decisão que me diz respeito enquanto Presidente da Câmara de Paris e o COI, Comité Olímpico Internacional, está de acordo. Por isso, sim, vão ficar na Torre Eiffel", afirmou Hidalgo.

Esta decisão foi contestada pela antiga ministra da Cultura e líder da oposição municipal, Rachida Dati, que apelou a "consultas" sobre a questão.