“Estamos empenhados na criação de condições que promovam a valorização dos atletas além do campo competitivo, garantindo-lhes ferramentas para um futuro profissional sustentável. Vemos com enorme satisfação a inteira disponibilidade e abertura do IEFP para apoiar os desportistas na sua qualificação, transição de carreira e integração no mercado de trabalho”, congratulou-se Emanuel Silva, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), igualmente envolvida no processo.
COP, IEFP, CAO e Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) reuniram-se com o propósito de desenvolver iniciativas de apoio aos atletas para a vida profissional, após a carreira desportiva.
Com o IEFP como parceiro privilegiado, representado na reunião pelo seu presidente Domingos Lopes e a vogal do conselho diretivo Ana Elisa, foi ainda discutida a criação de programas de formação sobre planeamento de carreira e do estabelecimento de parcerias com entidades, empresas e instituições de ensino que ofereçam oportunidades de emprego e formação aos atletas.
“Faz todo o sentido o trabalho conjunto de construção e dinamização em função do atleta olímpico. Precisamos de usar todas as ferramentas ao nosso alcance, seja no início, durante ou no pós-carreira, para fazer passar a mensagem junto dos desportistas olímpicos da importância do tema da formação profissional, no qual o IEFP pode dar um contributo essencial”, completou Sandra Sarmento.
O tema da transição e do pós-carreira desportiva é um assunto “prioritário” para a atual comissão executiva do COP, liderado por Fernando Gomes.