“Os bons resultados justificam a atribuição de bolsa e o apoio na caminhada para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028”, explica o COP, referindo que o número total de desportistas agora apoiados ascende a “mais de 150, provenientes de 18 modalidades”.
O COP, que assume como “uma das prioridades” a valorização do PEO, de forma a “aumentar o número de atletas” para LA 2028, entende que se trata de “uma expansão que reflete o bom trabalho desenvolvido pelas federações e pelos respetivos atletas”.
“É um enorme orgulho ver o Projeto Esperanças Olímpicas ser alargado em dezenas de atletas. É um investimento estratégico que o desporto português deve consolidar para garantirmos que proporcionamos as melhores condições possíveis a atletas que já mostraram potencial e talento para competirem ao mais alto nível nos Jogos Olímpicos”, destaca Fernando Gomes, presidente do COP.
Paralelamente, o COP tem vindo a “acelerar” a distribuição do investimento de 10 milhões de euros previstos para a reabilitação (requalificação e modernização) dos Centros de Alto Rendimento (CAR), no âmbito do Plano de Desenvolvimento para o Desporto, “através do qual o governo está a fazer um investimento total de 65 milhões”.
O COP revela que a avaliação das várias propostas, “em função dos critérios técnicos definidos”, está em “fase de conclusão” e prevê iniciar na próxima semana a assinatura dos contratos-programa.
As obras e intervenções previstas destinam-se a melhorar as condições de treino, facto que beneficia atletas, federações, clubes e comunidades locais.