COP saúda medidas do Governo e pede reforço no apoio às federações

COP saúda medidas do Governo e pede reforço no apoio às federações
COP saúda medidas do Governo e pede reforço no apoio às federaçõesTIAGO PETINGA/LUSA

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Fernando Gomes, saudou as medidas para o desporto que foram anunciadas na quarta-feira pelo Governo em Conselho de Ministros, reforçando o pedido para aumentar o apoio às federações desportivas.

“Fomos agradavelmente surpreendidos. Saudamos vivamente o aumento de 30% da verba para a preparação olímpica, na linha do que temos vindo a defender. Além da melhoria das condições dadas aos atletas, treinadores e federações, vai permitir que, eventualmente, haja um reforço no apoio multidisciplinar, em áreas como a medicina, psicologia, nutrição ou fisioterapia, que, em certos momentos, os atletas necessitavam desse apoio e não o tinham”, ressalvou Fernando Gomes.

Em declarações à Lusa, à margem de um jantar comemorativo do 75.º aniversário da Federação de Ginástica de Portugal, em Lisboa, o presidente do COP reagiu à aprovação de uma verba de 30 milhões de euros (ME) para a preparação dos Jogos Olímpicos de 2028, num aumento na ordem dos 30%, e à apresentação do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo (PNDD), que vai ter um custo de 130 ME.

Creio que o plano de desenvolvimento desportivo a 12 anos é marcante. Projeta em termos de estabilidade e conhecimento atempado, traduzido nas 44 medidas que foram para o desenvolvimento desportivo em Portugal”, sublinhou o dirigente.

No entanto, Fernando Gomes apelou para a importância de reforçar os meios para que o plano seja colocado em prática, através da ajuda às federações desportivas.

Por isso, insistimos, na medida do possível e dentro das limitações orçamentais que temos conhecimento, nas nossas propostas em relação ao reforço do apoio às federações desportivas, para o desenvolvimento das suas atividades regulares. Insistimos que o Governo assuma os custos de funcionamento do IPDJ, libertando essas verbas para um apoio direto às federações desportivas”, sugeriu o dirigente.

O Conselho de Ministros também resultou na divulgação de um investimento de 19,3 ME para a requalificação do Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, que Fernando Gomes destacou como “extremamente importante” para a preparação.

O CAR do Jamor é, por excelência, o CAR principal da nossa preparação olímpica. É um aspeto extremamente importante, criando condições para que as seleções e os atletas se possam preparar melhor e permitindo o alargamento do desporto de base”, salientou o líder do COP, que assegurou continuar em “interligação com o ecossistema desportivo” para projetar o setor a “patamares de maior excelência”.