Corrida à sucessão de Rubiales está aberta: Aganzo, Casillas, Mateu Lahoz e Silvero

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Corrida à sucessão de Rubiales está aberta: Aganzo, Casillas, Mateu Lahoz e Silvero

David Aganzo poderia seguir o caminho de Villar e Rubiales, da AFE para a RFEF
David Aganzo poderia seguir o caminho de Villar e Rubiales, da AFE para a RFEFAfefutbol
Rei morto, rei posto. Não será de imediato, mas os candidatos a novo presidente da Federação Espanhola têm de começar a mexer as cartas e a posicionar-se. Na próxima sexta-feira, a Comissão de Gestão será criada para convocar as eleições. A menos que o CDS autorize o contrário, será apenas para o tempo restante do mandato de Luis Rubiales, ou seja, um ano e dois meses.

A decisão sobre a sucessão está nas mãos dos 139 membros da Assembleia, os mesmos que elegeram o antigo presidente em setembro de 2020.

Pessoas como Jorge Vilda, embora já não seja treinador, Luis Enrique, atualmente no PSG, ou Julen Guerrero, que já não pertence à RFEF, têm direito de voto.

Os árbitros da primeira divisão, como Gil Manzano, Soto Grado e Martínez Munuera, também têm direito de voto. Além disso, terão de ser consultados 19 presidentes regionais, 20 clubes profissionais, 29 clubes não profissionais, 13 jogadores profissionais, 18 jogadores não profissionais, 7 árbitros não profissionais e 13 representantes do futsal.

A lista de possíveis candidatos é muito longa. Desde Pablo Lozano, presidente da Federação Andaluza, e Salvador Gomar, da Federação Valenciana, até Iker Casillas, que já tentou no seu tempo, passando por David Aganzo, presidente da AFE, e Ana Muñoz, antiga presidente de integridade da Federação, cargo que deixou devido a graves divergências com Rubiales.

O nome de Mateu Lahoz, como opção renovadora, teria seguidores.
O nome de Mateu Lahoz, como opção renovadora, teria seguidores.@CTARFEF

Outro candidato que, se avançar, terá muito apoio, é Emilio García Silvero, um advogado de 46 anos da Corunha, que é atualmente o chefe de integridade da FIFA. García Silvero começou a trabalhar na RFEF como estagiário e é atualmente um dos homens de confiança de Gianni Infantino, presidente da FIFA. É um homem bem treinado, competente e de prestígio internacional. 

Nomes como Mateu Lahoz, Mateu Alemany, Irene Lozano (antiga presidente do CSD) também aparecem nalgumas bolsas de apostas. Alguns deles atrever-se-ão a tentar e outros preferirão ficar à margem. A linha de partida está pronta e aqueles que se quiserem inscrever na corrida devem tomar as suas posições.