O britânico afirmou, no entanto, que estaria disposto a fazê-lo se as posições fossem invertidas – embora, desta vez, isso não seja matematicamente possível.
Norris lidera o tetracampeão da Red Bull, Verstappen, com uma vantagem de 12 pontos, enquanto o australiano Piastri está mais quatro pontos atrás.
Os três candidatos ao título estiveram juntos numa conferência de imprensa no circuito de Yas Marina, esta quinta-feira, com Verstappen a mostrar-se claramente mais descontraído.
Norris foi questionado sobre um cenário em que Verstappen liderava a corrida, Piastri estava em terceiro e ele em quarto. Nesse caso, o campeão em título manteria o troféu – a menos que os pilotos da McLaren trocassem de posições.
Norris pediria a Piastri, ou à McLaren, para o fazer?
"Não creio que fosse pedir isso porque... não sei... Depende do Oscar se ele permitiria. Não acho que seja necessariamente uma decisão minha", disse Norris.
"É igual se fosse ao contrário. Eu estaria disposto ou não? Pessoalmente, acho que sim, porque sinto que sou sempre assim, faz parte da minha maneira de ser".
"Não vou pedir, não quero pedir porque não acho que seja uma questão justa", acrescentou.
"Ao mesmo tempo, se acabar assim e o Max vencer, então pronto. Parabéns para ele, e espero pelo próximo ano. Não muda nada. Não muda a minha vida. Ele merecerá mais do que nós".
Piastri afirmou que o assunto não foi abordado.

George Russell, da Mercedes, vencedor em duas ocasiões esta época e que pode ter influência na luta pelo título ao intrometer-se entre os candidatos, sugeriu que o australiano deveria desligar o rádio do carro.
"Acho que seria injusto qualquer dos pilotos ceder posições", disse Russell aos jornalistas. "Se o Max vencer, merece vencer".
"Eu não gostaria de conquistar um campeonato porque o meu colega de equipa encostou, especialmente se ele foi meu rival durante o ano".
O chefe de equipa da McLaren, Andrea Stella, afirmou aos jornalistas após o Grande Prémio do Catar, no último domingo, em que uma estratégia falhada impediu Piastri de vencer e Norris de subir ao pódio, que a abordagem da equipa à competição não iria mudar, mas que haveria conversas esta semana.
Salientou, contudo, que a McLaren, já coroada campeã de construtores pela segunda vez consecutiva, quer conquistar ambos os títulos na mesma temporada pela primeira vez desde 1998.
"O que importa para nós é estarmos em condições de bater Verstappen com um dos nossos dois pilotos", afirmou.
