A sessão de qualificação para a corrida de sprint de sábado, no Grande Prémio da China de Fórmula 1, começou muito bem para Fernando Alonso, que passou à Q1 com apenas uma tentativa e chegou a rodar em segundo nessa fase. No final, um empate entre os carros do meio do pelotão deixou-o em 11º, a 21 milésimos de segundo do top-10.
Após a ação, o piloto da Aston Martin comentou: "Um grande dia, a pista é fantástica em Xangai e estamos a ser mais rápidos com o novo asfalto. Senti-me muito bem na Q1, ótimo, fui segundo. Gostava que pudéssemos voltar à qualificação de uma volta, porque isso iria beneficiar-nos. E na Q2 estivemos à beira de passar à Q3", disse.
O piloto apelou ainda para que a qualificação voltasse a ser mais curta: "Correu bem, especialmente na Q1 em que fomos segundos na primeira volta. Infelizmente, a qualificação é muito longa agora, há muitas tentativas. Seria bom voltar a ter apenas uma tentativa. O carro estava competitivo, rápido, no limite para entrar na Q3 e com o outro carro a entrar", analisou.
"O carro deu-nos confiança desde a primeira volta da manhã, ainda estamos a alguns décimos e é muito apertado no meio, mas estou contente. O sprint não é a nossa prioridade, a qualificação e a corrida principal é que são", disse, satisfeito.