Mais

Fórmula 1: Lewis Hamilton em choque depois de garantir a pole no sprint na China

Hamilton acena para o público após a pole no sprint
Hamilton acena para o público após a pole no sprintXPB Images, XPB Images Ltd / Alamy / Profimedia
Lewis Hamilton disse que estava "chocado" depois de uma pole revolucionária na China para a Ferrari, apenas no seu segundo fim de semana de corrida com a equipa italiana de Fórmula Um.

O sete vezes campeão do mundo, que se juntou à Mercedes com um recorde de 105 vitórias e 104 poles em seu nome, também quebrou o recorde de volta do circuito de Xangai ao garantir a primeira posição para a corrida de sprint de 100 km de sábado.

A qualificação de sexta-feira foi um momento pelo qual os fãs esperavam, justificando parte do entusiasmo que tinha diminuído depois de o piloto de 40 anos se ter qualificado em oitavo e terminado em 10º na corrida australiana de abertura da época.

Questionado sobre o facto de ter colocado uma "marca na areia", apesar de as poles de sprint não contarem para o registo de poles, Hamilton disse que tinha sido inesperado e que estava chocado.

A sua reação inicial no rádio da equipa foi "a sério?", seguida de uma gargalhada.

"Estou um pouco chocado, estou um pouco surpreso com isso", disse depois de bater Max Verstappen, da Red Bull, por apenas 0,018 de segundo.

"Não sabia quando chegaríamos a esta posição", acrescentou o britânico, que teve de se adaptar a uma nova forma de trabalhar na Ferrari.

"Depois do fim de semana passado, foi um início de semana difícil, para vir aqui apenas com agressividade e querendo entrar no fim de semana e realmente colocar o carro num bom lugar".

"Comecei logo com uma sensação melhor no carro. Nem acredito que estamos na frente, à frente de um McLaren que tem sido tão rápido nos testes de inverno, na última corrida e mesmo hoje (sexta-feira)".

Oscar Piastri, da McLaren, qualificou-se em terceiro, com o companheiro de equipa líder do campeonato, Lando Norris, em sexto.

"Apesar de não ser a pole principal, dá-me uma verdadeira inspiração para ir amanhã (sábado) e tentar encontrar mais desempenho e ver se podemos competir novamente", disse Hamilton. "Há definitivamente um pouco mais de desempenho para encontrar, com certeza".

Hamilton, um vencedor recorde de seis vezes na China, não tinha uma pole de qualquer tipo desde a Hungria em 2023 e sexta-feira também foi a primeira vez que superou o companheiro de equipa Charles Leclerc na Ferrari vermelha. Leclerc, um dos pilotos mais rápidos numa única volta, foi 0,208 mais lento.

"Tive dificuldades no meu lado da garagem. Desde o início senti que estava um passo atrás do Lewis e ele foi mais rápido", disse o monegasco.