Mais

Fórmula 1: Pierre Gasly, Charles Leclerc e Lewis Hamilton desqualificados do GP da China

Atualizado
Lewis Hamilton desqualificado no GP da China
Lewis Hamilton desqualificado no GP da ChinaALEX PLAVEVSKI/POOL/AFP
A Fórmula 1 anunciou esta manhã que Pierre Gasly (Alpine) e os dois pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Lewis Hamilton, foram desqualificados do GP da China.

"Pierre Gasly, Charles Leclerc e Lewis Hamilton foram desqualificados do Grande Prémio da China. Os carros de Gasly e Leclerc foram considerados abaixo do peso, enquanto o carro de Hamilton foi considerado como tendo um desgaste excessivo", pode ler-se no comunicado publicado pela Fórmula 1 nas redes sociais.

Esta decisão dita que a Ferrari não some qualquer ponto na corrida do Grande Prémio da China, num fim de semana que até começou bem para a equipa italiana, depois de Lewis Hamilton ter vencido o sprint.

A desqualificação dos carros de Leclerc e Gasly aconteceu devido ao peso dos carros, que se encontrava 1kg abaixo do mínimo permitido de 800 kg, após o esvaziamento dos tanques de combustível.

Quanto ao caso de Hamilton, deve-se ao desgaste da prancha do piso do carro na parte traseira, que, após análise mostrou uma espessura entre 8.5 e 8.6 mm, abaixo do mínimo permitido de 9.0 mm.

Esta decisão altera também a classificação do GP da China, com benefício da Haas, que arrecada 14 pontos fruto do 5.º lugar de Ocon e do 8.º posto de Bearman.

Com estas alterações, o espanhol Carlos Sainz celebra ainda o seu primeiro ponto com a Williams.