Toyota Gazoo Racing África do Sul, a formação do promissor piloto, indicou este domingo que os "pensamentos" da equipa e dos seus trabalhadores estão com Yacopini e os seus entes queridos "após as tristes notícias do seu recente acidente".
"Levamo-lo nos nossos corações e desejamos-lhe força e uma recuperação completa nestes momentos difíceis", escreveu a equipa numa mensagem no Instagram.
Yacopini, campeão do Mundial de Bajas Cross-Country de 2025 da Federação Internacional do Automóvel (FIA), sofreu na sexta-feira um traumatismo cervical ao lançar-se da sua lancha numa zona de águas pouco profundas, segundo informações divulgadas pela imprensa local.
Encontra-se internado nos cuidados intensivos na Clínica de Cuyo, informou o Ministério da Segurança de Mendoza, província natal do piloto, no oeste da Argentina.
"A situação é claramente complexa"
"Apesar de os detalhes serem limitados e baseados em informação pública, a situação é claramente complexa. Perante estas circunstâncias, Juan Cruz Yacopini não vai participar no Rally Dakar 2026", informou no sábado a Toyota Gazoo.
O traumatismo afetou as vértebras cervicais C1 e C2, segundo fontes do hospital citadas por meios de comunicação locais.
No momento do acidente, o piloto estava de férias com amigos antes de partir para o Rally Dakar 2026, que se vai realizar entre 3 e 17 de janeiro na Arábia Saudita.
Juan Cruz participou pela primeira vez no Dakar em 2021 e competiu em mais quatro edições, alcançando o sétimo lugar na categoria de automóveis em duas ocasiões (2023 e 2025).
