Como prelúdio da sua chegada, o jato presidencial Air Force One fez um sobrevoo do Daytona International Speedway antes do início da corrida.
Trump, que na semana passada se tornou o primeiro presidente em exercício a assistir ao Super Bowl da NFL, foi depois transportado para a pista de Daytona Beach (Florida) numa caravana presidencial.
Entre aplausos da multidão, a limusina do candidato republicano deu a volta à pista seguida dos carros participantes, enquanto Trump se dirigia aos condutores através do rádio.
"Este é o vosso presidente preferido", disse. "Sou um grande fã vosso. Não sei como conseguem fazer isto, mas só quero que estejam em segurança", acrescentou.
"Vocês são pessoas talentosas e grandes americanos. Tenham um ótimo dia, divirtam-se muito e vemo-nos mais tarde", concluiu.
Numa mensagem antes da corrida, que abre a temporada da série NASCAR, Donald disse que a Daytona 500 encarna os valores americanos que ele espera que inaugurem uma nova "Idade de Ouro" para a nação.
"A Daytona 500 reúne pessoas de todos os quadrantes, desde os fãs de longa data das corridas até aos espectadores de primeira viagem. Todos se juntam para celebrar uma paixão partilhada pela velocidade, adrenalina e a emoção da corrida", disse Trump na mensagem divulgada pela Casa Branca.
"É um tributo intemporal à velocidade, à força e ao espírito inabalável que tornam a América grande", afirmou. "Esse espírito é o que vai impulsionar a Idade de Ouro da América e, se o aproveitarmos, o futuro é verdadeiramente nosso", afirmou.
Trump abandonou a pista durante uma longa interrupção devido à chuva nas primeiras voltas.