O sete vezes campeão do mundo Hamilton, vencedor de um recorde de 105 corridas, foi duro consigo próprio depois de se ter classificado em 12.º na última corrida na Hungria antes da pausa de agosto, enquanto o seu colega de equipa Charles Leclerc assegurou a pole.
O piloto de 40 anos ainda não subiu ao pódio pela equipa italiana.
“É claro que ele está a dizer disparates quando diz uma coisa dessas porque é o melhor piloto de todos os tempos”, disse Russell aos jornalistas antes do Grande Prémio dos Países Baixos.
“Ele ainda é um piloto excecional, nós vimos isso. Ele ganhou o sprint logo no início do ano na China”, acrescentou o britânico.
“Ele ainda tem claramente o talento, mas a Fórmula 1 não é um desporto fácil, especialmente se a equipa não estiver a competir ao mais alto nível, o que agrava o problema. É claro que o Charles também é um piloto fantástico".
“Penso que neste momento, depois de 14 corridas, provavelmente todos os pilotos, exceto dois, estão ansiosos por 2026 e por uma nova oportunidade de lutar por um campeonato. Para alguém como o Lewis, é para isso que ele vive, não apenas para chegar aos pontos".
Russell deverá permanecer na Mercedes no próximo ano, mas ainda não assinou uma extensão do contrato que expira no final da época.
O piloto disse antes da pausa que não havia pressa e isso não mudou.
“Está a avançar numa direção positiva”, disse o quarto classificado. “Acho que estamos a ficar mais perto de estar na mesma página em algumas coisas".
“Mas acho que como não há pressão de tempo do lado da equipa, nem do nosso lado, estamos apenas a garantir que tudo é feito corretamente”.
A Mercedes estava interessada em contratar o tetracampeão Max Verstappen da Red Bull, mas o piloto neerlandês já garantiu a continuidade na Red Bull.
“Há prós e contras em ter contratos de curto ou longo prazo”, disse Russell sobre a duração de qualquer extensão.
“Claro que faço 28 anos no próximo ano, ainda me sinto bastante jovem, mas a dada altura tenho de me certificar de que tudo está bem e que estamos todos na direção certa. Espero que seja com a Mercedes", finalizou.