Mais

Carlos Sainz Sr. elogia Alonso e valoriza o trabalho do filho: "O melhor está por vir"

Carlos Sainz sénior
Carlos Sainz séniorJULIEN DELFOSSE / DPPI / DPPI via AFP
O tetracampeão do Dakar, que teve de se retirar da lendária prova em 2025, falou durante uma entrevista a Josep Pedrerol no programa El Cafelito sobre o legado do piloto asturiano.

Carlos Sainz (62 anos) não teve a passagem desejada pela Arábia Saudita no início de janeiro, mas diferentes vozes asseguraram que não deixará de correr o Dakar até conseguir uma vitória com a Ford. Nesta ocasião, no entanto, não abordou os seus próprios problemas, mas passou a elogiar a carreira de Fernando Alonso (43 anos).

"Fernando Alonso é um caso excecional, é o primeiro piloto espanhol a ganhar não um, mas dois campeonatos do mundo de Fórmula 1. É um piloto único, com um talento imenso, com uma personalidade muito especial e, obviamente, tudo o que vier depois de Alonso terá a sombra de Alonso", disse o bicampeão mundial de ralis.

"É impossível que Alonso esteja ativo, a não ser que haja um piloto espanhol que ganhe um Campeonato do Mundo, mas mesmo que o ganhe, é tão poderoso o que ele fez e o que fez no seu tempo, que é normal que ofusque os outros. Penso que quando o Fernando se for embora e quando o Carlos se for embora, as pessoas vão aperceber-se de como é difícil ter não um, mas dois pilotos espanhóis de Fórmula 1. Dito isto, espero que haja outros pilotos espanhóis a correr na F1 no futuro", acrescentou El Matador.

Pai orgulhoso

Por outro lado, não hesitou em destacar o trabalho do seu filho, Carlos Jr., desde que aterrou no Grand Circus: "Penso que o Carlos, pela sua personalidade e por vir atrás do Fernando e de outros, penso que não lhe foi dado o valor que merece pela qualidade que tem. Ele também coincide a certa altura com Max Verstappen. Depois, a Red Bull escolhe o Verstappen e ele fica um pouco na sombra. Mas depois acaba por conduzir para a Ferrari, o que não é fácil, e não esquecer que também já conduziu para a McLaren", disse.

"Acho que a melhor versão de Carlos ainda está por vir. É esse o meu sentimento. Ele é um piloto que está sempre a evoluir e tenho a sensação de que todos os anos está a obter a melhor versão de si próprio", afirmou. "Ele tem muito entusiasmo e desejo. Ele já superou o choque da Ferrari e está focado no que está por vir", concluiu Sainz, referindo-se às chances do seu filho com a Williams em 2025.