Mais

Fórmula 1: Austin será palco de outro alerta de calor este fim de semana

Charles Leclerc em Texas no ano passado
Charles Leclerc em Texas no ano passadoREGINALD MATHALONE / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

Duas semanas após o primeiro alerta de calor em Singapura, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) emitiu um novo aviso esta quinta-feira, antes do Grande Prémio dos Estados Unidos, que terá lugar entre sexta-feira e domingo em Austin, Texas.

"Depois de receber previsões do serviço meteorológico oficial anunciando que a temperatura ultrapassaria os 31°C durante a corrida de sprint no sábado e o Grande Prémio no domingo, o alerta de calor foi ativado", anunciou o diretor da corrida, Rui Marques, num comunicado de imprensa esta quinta-feira.

Introduzida após o Grande Prémio do Catar de 2023, quando vários pilotos tiveram de ser tratados devido a uma insolação, esta regra permite-lhes usar coletes especiais de arrefecimento durante a corrida. No entanto, estes coletes podem revelar-se desconfortáveis num cockpit já de si apertado, de acordo com alguns dos pilotos que os testaram.

Para compensar a adição deste kit de arrefecimento, o peso mínimo regulamentar dos monolugares foi aumentado em 5 kg, para 805 kg.

Embora o kit tenha de ser instalado nos carros este fim de semana, os pilotos não serão obrigados a usar o colete - mas terão de transportar um lastro adicional de 0,5 kg para evitar uma vantagem de peso. Em Singapura, alguns pilotos usaram-no, mas nem todos.

De acordo com as previsões meteorológicas, são esperados 33°C na sexta-feira, 34°C no sábado durante o sprint e 31°C no domingo, para o Grande Prémio.

A FIA planeia exigir que os pilotos usem o colete de refrigeração a partir de 2026, apesar da oposição de alguns pilotos, incluindo o tetracampeão mundial Max Verstappen (Red Bull).

"Penso que deve ser uma opção, que todos podem escolher usá-lo ou não. Esta época sim (não são obrigatórios, nota do editor), mas será o caso no próximo ano. E eu não concordo de todo com isso. É um pouco ridículo, para ser sincero. No final do dia, é uma questão de segurança pessoal e sentimentos", disse Verstappen ao canal de televisão neerlandês Viaplay, em Singapura.