Mais

Fórmula 1: Campeão Verstappen espera "renascimento" de Hamilton na Ferrari

Verstappen está a tentar igualar o recorde de Michael Schumacher de cinco campeonatos de pilotos consecutivos
Verstappen está a tentar igualar o recorde de Michael Schumacher de cinco campeonatos de pilotos consecutivosXPB Images Ltd / Alamy / Profimedia
Lewis Hamilton vai "renascer" na Ferrari, de acordo com o atual campeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen.

O sete vezes campeão mundial, Hamilton deixou a Mercedes após 12 épocas para se juntar aos gigantes italianos para a campanha do Grande Prémio de 2025. O britânico de 40 anos apareceu diante de 15.000 fãs na O2 Arena de Londres na terça-feira para revelar o novo carro durante o lançamento da temporada 2025 da Fórmula 1, antes da Ferrari realizar uma conferência de imprensa na sua sede em Maranello na quarta-feira.

Hamilton terminou a espera de mais de dois anos por uma vitória com a vitória em casa no Grande Prémio da Grã-Bretanha em julho. No entanto, terminou 214 pontos atrás de Verstappen na classificação dos pilotos, num final de era dececionante na Mercedes, onde ganhou seis títulos.

Mas Verstappen, que corre com o objetivo de igualar o recorde de Michael Schumacher de cinco campeonatos de pilotos consecutivos, disse que uma mudança para a Ferrari, sempre presente ao longo dos 75 anos de história da Fórmula 1, poderia inspirar Hamilton.

"Vai proporcionar-lhe um cenário diferente, uma nova motivação. E quando se está com uma equipa há muito tempo, se ganha muito e depois se tem algumas épocas difíceis, talvez a motivação seja diferente. Agora é quase como se tivesse renascido. Todos sabemos o quão Lewis é bom e todos sabemos como o Charles (Leclerc), companheiro de equipa de Hamilton, é bom. A Ferrari tem dois grandes pilotos. Vai ser emocionante para o desporto, mas (o sucesso de Hamilton) também vai depender da qualidade do carro", apontou.

Hamilton, que procura o recorde de oito títulos de pilotos, junta-se a uma equipa da Ferrari que foi derrotada por pouco pela McLaren no campeonato de construtores do ano passado.

"Estou definitivamente a prever que Lewis seja um candidato ao campeonato. Nós e a Ferrari terminamos o ano passado sem diferenças entre nós e acho que isso vai continuar", disse o chefe executivo da McLaren, Zak Brown

Hamilton terá a primeira condução séria do novo carro durante a única sessão de testes de inverno da próxima semana no Bahrain, com a Ferrari a tentar ganhar o seu primeiro campeonato em quase duas décadas.

"Se Lewis começar bem e tiver a equipa à sua volta, vai encontrar a sua confiança e pode ser um verdadeiro candidato a este campeonato mundial. Mas se não tiver um bom começo, será inevitavelmente mais difícil para ele", disse Christian Horner, o diretor da equipa Red Bull.

Verstappen, Brown e Horner falaram num evento em que todas as 10 equipas se reuniram para lançar os seus novos carros no mesmo local, a primeira vez que tal aconteceu na história da Fórmula 1.