Franco Colapinto envolveu-se num acidente chocante esta quarta-feira, durante os testes de pneus da Pirelli para a temporada de 2026 da Fórmula 1. O piloto argentino de 22 anos perdeu o controlo do seu carro na curva 11 do circuito de Hungaroring, onde se realizou recentemente o Grande Prémio da Hungria, e acabou por embater no muro.
Susto no Hungaroring e relatório médico
O incidente ocorreu no segundo dia de testes, durante o qual a Alpine fez rodar o A525 (modelo atual) e um A523 em modo TPC (Test of Previous Car). Colapinto (22 anos), que tinha sido designado para conduzir ao lado de Pierre Gasly esta quarta-feira, deslizou numa secção rápida da pista e o seu carro ficou visivelmente danificado.
Imediatamente após o acidente, o argentino foi assistido pelas equipas médicas do circuito e levado para o centro médico, de acordo com o protocolo da FIA.
A Alpine tranquilizou os fãs, publicando um comunicado nas suas redes sociais: "Franco foi examinado no centro médico e está bem de saúde".
De volta ao paddock com as suas próprias forças
As imagens do carro destruído tornaram-se virais nas redes sociais, causando preocupação. No entanto, pouco tempo depois, foi divulgado um vídeo que mostrava o próprio Colapinto a regressar às boxes, sem consequências físicas aparentes.
De acordo com a imprensa especializada, o piloto estava pronto para retomar as suas atividades durante a tarde, embora ainda não tenha sido confirmado se voltará à pista durante o resto do dia.
Uma semana complicada para o argentino
Este acidente vem na sequência de um fim de semana complicado para o piloto, que terminou em 18.º lugar no Grande Prémio da Hungria de domingo, após duas paragens nas boxes mal executadas pela equipa (uma das quais durou 11 segundos).
Apesar deste desempenho, Colapinto deixou claro que não tem intenção de tirar férias durante esta pausa europeia da F1, sendo o seu objetivo continuar a trabalhar com a Alpine e no simulador em Enstone, a sede da equipa.
O que está a ser testado
Os testes no Hungaroring têm como objetivo desenvolver os pneus que a Pirelli irá utilizar a partir da época de 2026. Os novos pneus mantêm o diâmetro de 18 polegadas, mas reduzem o piso: menos 25 mm no eixo dianteiro e menos 30 mm no eixo traseiro.
Para além da Alpine, participam também na corrida a Ferrari, a McLaren e a Racing Bulls. Na terça-feira, o Alpine foi conduzido pelo piloto de reserva Paul Aron, que completou 159 voltas com o melhor tempo de 1'18"789. No segundo dia, Gasly e Colapinto alternaram o volante dos dois carros.
Próximas etapas
Colapinto planeia continuar o seu treino no simulador Alpine durante a pausa, tendo em vista os próximos eventos: o GP da Holanda em Zandvoort (29-31 de agosto) e o GP de Itália em Monza (5-7 de setembro). Embora o seu regresso às pistas após o acidente ainda não tenha sido confirmado, tudo indica que o argentino não sofre de qualquer lesão que o impeça de continuar a sua preparação.