Mais

Fórmula 1: George Russell vence GP do Canadá atrás do safety car

Atualizado
Russell e Antonelli celebram o primeiro e terceiro lugares da Mercedes no GP do Canadá
Russell e Antonelli celebram o primeiro e terceiro lugares da Mercedes no GP do CanadáAFP
O piloto britânico George Russell (Mercedes) venceu este domingo o Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1, 10.ª ronda da temporada, numa corrida que terminou com todos os carros em fila atrás do safety car.

Um toque do também britânico Lando Norris (McLaren) na traseira do companheiro de equipa, o australiano Oscar Piastri, na volta 67 de 70, deixou o McLaren parado na pista com a asa dianteira partida e forçou o português Rui Marques, diretor de prova, a mandar entrar o safety car.

Max Verstappen (Red Bull) foi o segundo classificado, com o italiano Kimi Antonelli (Mercedes) a conquistar o primeiro pódio na Fórmula 1, ao ser terceiro. 

Fernando Alonso saiu de sexto e terminou em sétimo, cruzando a linha da meta na sua melhor posição do ano, demonstrando que o seu nível está muito acima das prestações de um Aston Martin que, é certo, tem vindo a evoluir positivamente desde Imola.

No top 10, somando o último ponto em disputa, apareceu Carlos Sainz. Com uma estratégia diferente dos restantes, gerindo de forma excelente os seus pneus, protagonizou a recuperação do dia e conquistou essa posição, que sabe particularmente bem depois de um sábado para esquecer.

Os grandes derrotados foram os McLaren, que continuam sem conseguir impor a autoridade que se espera da equipa que tem o melhor carro da grelha. Vão saltar mais faíscas na garagem da McLaren do que aquelas que se viram no monolugar de Norris quando bateu contra o muro ao tentar devolver a ultrapassagem a Piastri.

Os Ferrari do monegasco Charles Leclerc e do britânico Lewis Hamilton terminaram em quinto e sexto lugar, respetivamente. Atrás de Alonso, em oitavo, chegaram Nico Hülkenberg (Sauber), Esteban Ocon (Haas) e o já referido Carlos Sainz (Williams). O argentino Franco Colapinto (Alpine) terminou na 13.ª posição, logo à frente do brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber).

Na classificação do Mundial, Piastri reforça a liderança, com 198 pontos, mais 22 do que Norris.