A ação em pista foi prolongada por uma hora ao fim da tarde para compensar um corte de energia que mergulhou as garagens na escuridão e provocou bandeiras vermelhas.
As autoridades do circuito de Sakhir disseram que o corte de energia foi causado por uma falha numa subestação externa.
Charles Leclerc, da Ferrari, era o primeiro classificado na altura, com o estreante italiano Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, a marcar o ritmo da manhã.
Os engenheiros utilizaram tochas nas garagens enquanto os mecânicos ligavam os geradores de reserva.
"Vim para as boxes e disse 'está escuro aqui fora. Preciso de mudar a minha viseira'. Depois apercebi-me que não havia holofotes. Teria sido agitado se fosse uma hora mais tarde e o sol já se tivesse posto", disse George Russell, da Mercedes, à televisão Sky Sports.
O sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton já tinha dado 70 voltas, mais do que a distância de uma corrida completa, quando começou os testes oficiais para a Ferrari, depois de se ter mudado da Mercedes no final do ano passado.
O britânico de 40 anos, que procura um recorde de oitavo título em 2025, foi o quinto mais rápido da manhã com um tempo de um minuto e 31,834 segundos.
Leclerc assumiu o controlo do carro depois do almoço e estabeleceu um tempo de 1:30.878, mas acabou por terminar em quarto lugar, com o melhor tempo de Norris a ser 1:30.430.
Antonelli foi o primeiro a sair para a pista e liderou no final da primeira sessão de quatro horas com uma volta mais rápida de 1:31.428 com pneus médios e 78 voltas sem incidentes.
O neozelandês Liam Lawson, o novo companheiro de equipa de Max Verstappen na Red Bull, rodou o seu novo RB21, mas foi o segundo mais rápido e 0,132 mais lento, com Alex Albon, da Williams, em terceiro.
Lawson fez 58 voltas e Albon 63, num dia que começou ventoso e frio, com cerca de 14 graus Celsius.
Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, quarto na tabela de tempos, igualou o registo de 78 voltas de Antonelli, com o estreante britânico Oliver Bearman a completar 72 para a Haas.
O australiano Jack Doohan estava a testar para a Alpine e terminou a sessão em sexto lugar com 68 voltas e o compatriota Oscar Piastri foi oitavo para a campeã McLaren e fez 66 voltas.
As equipas têm três dias de testes no Bahrain antes do início da época de 24 corridas na Austrália, a 16 de março.