Fórmula 1: McLaren contrata filha de Mika Hakkinen para o programa de jovens pilotos

Mika Hakkinen com a filha, Ella Hakkinen
Mika Hakkinen com a filha, Ella HakkinenSOPA Images Limited/Alamy/Profimedia

A equipa McLaren integrou Ella Hakkinen, de 14 anos, filha do bicampeão mundial finlandês Mika Hakkinen, no seu Programa de Desenvolvimento de Pilotos, juntamente com a jovem britânica Ella Stevens.

Ella Hakkinen destacou-se na Champions of the Future Academy de 2024, realizada em Itália, conquistando vitórias e pódios em várias categorias de karting na Europa. Será a piloto mais jovem do programa.

O pai, Mika Hakkinen, que venceu os títulos de F1 em 1998 e 1999 com a McLaren e se retirou em 2001 com 20 triunfos, já sugeriu que ela poderá tornar-se na primeira mulher a pilotar na Fórmula 1 desde 1976.

"Ella é uma piloto extremamente talentosa. Não o digo apenas como pai, mas também pelas minhas observações enquanto ex-piloto profissional", afirmou ao jornal finlandês Ilta-Sanomat no mês passado.

A McLaren anunciou que a jovem finlandesa irá testar monolugares como preparação para a temporada de 2027. A equipa também inscreverá um segundo carro na F1 Academy para Stevens, sendo ambos os veículos preparados e geridos pela Rodin Motorsport. Stevens, de 19 anos, é a única mulher a vencer na categoria principal do karting britânico.

"Embora reconheça que ainda há muito por fazer para aumentar a presença feminina no automobilismo, sinto-me extremamente orgulhoso dos progressos que conseguimos alcançar nesta área", declarou o CEO da McLaren Racing, Zak Brown, em comunicado.