Mais

Fórmula 1: Norris e Piastri (McLaren) prontos para pressionar Verstappen no chuvoso Japão

Norris fala com Verstappen após a qualificação no Japão
Norris fala com Verstappen após a qualificação no JapãoReuters / Issei Kato
Lando Norris, da McLaren, não podia fazer mais do que tirar o chapéu a Max Verstappen, depois de uma sensacional volta de qualificação ter colocado o neerlandês na pole para o Grande Prémio do Japão, mas estava a saborear a perspetiva de correr com o campeão do mundo pela vitória no domingo.

O líder do campeonato, Norris, e o seu companheiro de equipa, Oscar Piastri, pareciam estar preparados para fechar a primeira linha da grelha pela segunda vez em três corridas este ano, no sábado, até Verstappen fazer uma brilhante última volta com o seu Red Bull.

"Tenho-me sentido bem, o carro também se tem sentido bem desde o início", disse Norris.

"Temos estado a melhorar. Acho que, entre nós os dois, fomos os mais rápidos em todas as sessões, exceto nesta, por isso é um pouco frustrante. Sinto que consegui tirar tudo do carro. Apenas uma pequena (margem), mas o Max fez uma volta fantástica", acrescentou.

Lando Norris, da McLaren, durante a qualificação
Lando Norris, da McLaren, durante a qualificaçãoReuters / Issei Kato

O chefe de equipa Andrea Stella também reconheceu a qualidade da última volta de Verstappen, mas disse que tinha sido uma qualificação positiva para Norris e Piastri, que vão largar em segundo e terceiro na grelha.

"Estávamos definitivamente na luta pela pole position, três carros em 40 milésimos de segundo, o que mostra que somos muito competitivos", disse Stella.

"Uma boa posição para começar a corrida amanhã", acrescentou.

A perspetiva de chuva durante a noite e potencialmente durante a corrida de domingo deve, pelo menos, acabar com o problema dos incêndios na relva, que provocaram cinco bandeiras vermelhas nos dois primeiros dias de ação em Suzuka.

Max Verstappen, da Red Bull, após a qualificação na pole position
Max Verstappen, da Red Bull, após a qualificação na pole positionReuters / Issei Kato

Norris levou a bandeira axadrezada à frente de Verstappen em condições de chuva na corrida de abertura da temporada em Melbourne, e o britânico estava a antecipar outra batalha emocionante.

"Provavelmente vai ser uma corrida parecida com a de Melbourne, que foi emocionante para todos", disse.

"Agora tenho de tentar fazer algumas ultrapassagens, sabem? Veremos. É emocionante. Acho que a incógnita do tempo vai torná-la emocionante e enervante para todos", acrescentou.

O australiano Piastri, que venceu a última vez em Xangai, disse que estava desapontado com a última volta de qualificação que o deixou em terceiro lugar na grelha.

"Acho que ainda está tudo em jogo na corrida", afirmou.

"Vamos ver o que o tempo faz. Obviamente, o plano de jogo é tentar terminar dois lugares à frente de onde estou a começar. Mas, para além disso, veremos o que acontece", disse ainda.