Mais

Fórmula 1: Norris põe o McLaren 2025 à prova em Silverstone

Norris no seu McLaren em Silverstone no verão passado
Norris no seu McLaren em Silverstone no verão passadoDPPI Media / Alamy / Profimedia
A McLaren testou o seu carro de Fórmula 1 para 2025 em Silverstone na quinta-feira, com Lando Norris e Oscar Piastri a partilharem as tarefas de condução no MCL39.

O carro correu com um esquema de cores único, descrito pela equipa britânica como um "desenho geométrico de camuflagem em tons de papaia e preto", como parte das filmagens promocionais.

As cores de 2025 serão reveladas no evento oficial de lançamento da temporada, na arena O2 de Londres, a 18 de fevereiro, juntamente com as outras nove equipas. A McLaren tem como objetivo defender com sucesso o campeonato de construtores, bem como o primeiro campeonato de pilotos desde a vitória de Lewis Hamilton em 2008.

O britânico Norris ficou perto de conquistar o seu primeiro título no ano passado, depois de Max Verstappen ter aguentado a vantagem para garantir o tetracampeonato. Mas o piloto de 25 anos e o companheiro de equipa australiano Piastri, de 23, conseguiram o primeiro campeonato de construtores da McLaren desde 1998.

Norris foi o primeiro a conduzir o novo McLaren esta quinta-feira, com Piastri a assumir o comando no final do dia em Silverstone, a casa do Grande Prémio de Inglaterra.

"Este ano vai ser mais competitivo do que nunca, por isso temos muito que fazer para conseguir manter o título de construtores e o de pilotos. Tenho estado de volta ao MTC (McLaren Technology Centre) a preparar-me para a época que se avizinha e o ambiente é positivo, mas concentrado. Estamos todos ansiosos para colocar o carro em pista no Bahrain antes da estreia competitiva na Austrália e para ver onde nos situamos entre as outras equipas. Está a preparar-se uma época emocionante", disse Norris.

Piastri, que terminou em quarto lugar na classificação de pilotos de 2024, disse estar "entusiasmado com a margem de crescimento após duas épocas no desporto".

"Como equipa, podemos levar um grande impulso para 2025 depois de um ano tão brilhante em 2024", vincou.

O diretor-geral de corridas da McLaren Racing, Zak Brown, estava otimista com o carro, mas disse que era muito cedo para saber como se sairia em relação aos rivais.

"É fantástico colocar o nosso desafiador, o MCL39, em pista pela primeira vez e lançar o culminar do trabalho árduo da equipa. Temos de ser realistas, pois todas as equipas fizeram progressos durante o inverno. O ano passado mostrou o quanto a grelha ficou apertada, o que é uma coisa brilhante para o desporto. Acreditamos que demos mais passos em frente desde o MCL38, vencedor do campeonato, mas só saberemos em que posição estamos na classificação quando entrarmos na qualificação na Austrália", afirmou.

Os testes de pré-temporada têm lugar no Bahrain de 26 a 28 de fevereiro, antes da corrida de abertura da época, o Grande Prémio da Austrália, a 16 de março.