Mais

Fórmula 1: Oakes demite-se da Alpine e Flavio Briatore assume o comando

O diretor da equipa Alpine, Oliver Oakes, e o conselheiro executivo Flavio Briatore durante os testes
O diretor da equipa Alpine, Oliver Oakes, e o conselheiro executivo Flavio Briatore durante os testesReuters / Jakub Porzycki
O chefe de equipa da Alpine, Oliver Oakes, demitiu-se após menos de um ano no cargo, anunciou esta terça-feira a equipa francesa de Fórmula 1.

"A equipa aceitou a sua demissão com efeito imediato", declarou a Alpine num comunicado.

A saída surpreendente do britânico de 37 anos ocorre apenas nove meses após a sua nomeação como sucessor do francês Bruno Famin.

"A partir de hoje, Flavio Briatore vai continuar como conselheiro executivo e vai também assumir as funções anteriormente desempenhadas por Oliver Oakes", acrescentou o comunicado da equipa.

Oakes deixa a Alpine em nono lugar entre as 10 equipas do campeonato do mundo de construtores após seis corridas.

"A equipa gostaria de agradecer a Oliver pelos seus esforços desde que entrou no verão passado e pela sua contribuição para ajudar a equipa a garantir o sexto lugar no campeonato de construtores de 2024. A equipa não fará mais nenhum comentário", afirmou a Alpine.

O piloto francês Pierre Gasly conquistou todos os sete pontos da equipa baseada em Enstone, com o australiano Jack Doohan ainda sem pontuar na sua época de estreia. O lugar do australiano tem estado em risco por Franco Colapinto desde que a Alpine contratou o argentino da Williams durante o inverno.

Os rumores sugerem que Colapinto irá ocupar o lugar de Doohan na próxima corrida em Emilia-Romagna, na próxima semana.