Mais

Fórmula 1: Perguntas e respostas sobre o Grande Prémio da Áustria

George Russell venceu o Grande Prémio de Fórmula 1 do ano passado em Spielberg.
George Russell venceu o Grande Prémio de Fórmula 1 do ano passado em Spielberg.Getty Images via AFP
Duas semanas após o primeiro grande estrondo na batalha do campeonato mundial entre os pilotos da McLaren Oscar Piastri e Lando Norris, o 11.º Grande Prémio da temporada de Fórmula 1 tem lugar em Spielberg no domingo. Enquanto a equipa Papaya tem de recuperar do fracasso no Canadá, Max Verstappen vai concentrar-se na batalha em casa da Red Bull. A corrida na Áustria terá lugar no Red Bull Ring, com 4,318 quilómetros.

A McLaren está novamente em apuros?

No caso de um duelo direto na pista, é provável que as coisas voltem a aquecer entre o líder do campeonato Piastri e o seu rival mais próximo Norris. No entanto, uma nova escalada do duelo é improvável, já que Norris pediu desculpas imediatamente após a colisão traseira com seu vizinho de garagem.

Agora, o britânico tem de cumprir o prometido para não perder mais terreno. Após o seu abandono em Montreal, ele está 22 pontos atrás de Piastri. Também por esta razão, não são de esperar problemas do lado de Piastri, uma vez que o australiano tem mantido sempre a calma até agora este ano. Em caso de emergência, o posto de comando da McLaren também pode intervir com uma ordem estável.

Max Verstappen pode voltar a pilotar à vontade?

Ainda não, pois o campeão mundial está a apenas um ponto de penalização de uma proibição de corrida neste fim de semana. A primeira vez que Verstappen foi penalizado foi em 2024, na Áustria, numa colisão com Norris na luta pela vitória. Os dois pontos dessa altura só expiram na segunda-feira após a corrida, na qual Verstappen estará provavelmente pelo menos na luta pelo pódio.

O neerlandês é conhecido por tirar sempre o máximo partido do seu RB21 e é provável que esteja muito motivado a viajar para Spielberg. Na Áustria, ele é tradicionalmente aplaudido por dezenas de milhares de fãs holandeses, e Verstappen já terminou em primeiro lugar quatro vezes na frente deles.

A Mercedes pode vencer novamente?

As Flechas de Prata impressionaram no Canadá com a vitória de George Russell e o terceiro lugar de Kimi Antonelli. No entanto, o chefe de equipa Toto Wolff reduziu as expectativas. "Sabemos que não podemos esperar este nível de desempenho todos os fins-de-semana", disse o austríaco. No entanto, ele espera que os seus protegidos "possam lutar pelo pódio novamente". No entanto, não será fácil, pois os McLaren são considerados os favoritos e Verstappen provavelmente também está à frente.

Será que Nico Hülkenberg vai voltar a marcar pontos?

O piloto de Emmerich está a tentar alcançar o seu terceiro top 10 consecutivo na Estíria. A última atualização do seu Sauber provou ser um sucesso, com mais peças novas a seguir. Hülkenberg quer levar consigo e com a sua equipa o ímpeto das últimas corridas "para conseguir algo de novo", disse Hülkenberg.

A que mais devemos estar atentos?

O recordista mundial Lewis Hamilton está ameaçado com um novo recorde pessoal negativo. Se o astro da Ferrari não terminar entre os três primeiros em Spielberg, ele não conseguirá terminar no pódio pela primeira vez em sua carreira em 13 Grandes Prêmios consecutivos. Entretanto, Franco Colapinto está provavelmente a lutar pelo seu futuro na Alpine. Depois de o argentino ter substituído Jack Doohan, o chefe de equipa Flavio Briatore deu-lhe cinco corridas para provar o seu valor. Nas quatro primeiras, Colapinto foi pouco convincente, sem marcar nenhum ponto, e precisa urgentemente de um sentimento de realização.