Mais

Fórmula 1: Piastri acredita que pode ser campeão mundial com a McLaren

Piastri observa
Piastri observaReuters / Hamad Mohammed
O australiano Oscar Piastri acredita que pode ser campeão do mundo de Fórmula 1 com a McLaren este ano, depois de resolver os pontos fracos da época passada.

O jovem de 23 anos, que vai fazer a sua terceira campanha ao lado do britânico Lando Norris, depois de ter vencido duas vezes em 2024, disse aos jornalistas na primeira corrida do novo carro MCL39 que era agora um pacote mais completo e em igualdade de condições com o seu companheiro de equipa.

"Definitivamente, estamos a começar do zero e penso que posso ser campeão do mundo este ano", disse Piastri, que ajudou a equipa a conquistar o seu primeiro título de construtores em 26 anos na época passada.

"Penso que nos debruçámos em pormenor sobre a melhor forma de nos prepararmos para esta época. Sinto que há 12 meses ia para a época ainda com algumas fraquezas em que não estava particularmente confiante. Penso que na época passada resolvi o problema. Agora é apenas uma questão de os resolver todos os fins-de-semana e garantir que estou a dar o meu melhor e é isso que vai fazer a diferença", sustentou.

Piastri terminou o ano passado em quarto lugar na geral, depois de vencer na Hungria e no Azerbaijão. Norris, agora o favorito das casas de apostas, foi vice-campeão geral com o tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull.

"Acho que se conseguirmos trabalhar em algumas das coisas que nos propusemos a fazer neste período, então terei muitas ferramentas para poder tentar fazer isso acontecer", disse ele sobre suas ambições de título.

Ele disse que a dupla da McLaren será capaz de fazer uma corrida dura, mas limpa. Na época passada, o australiano teve de apoiar a candidatura de Norris ao título depois de as suas próprias esperanças se terem afastado.

Piastri passou as férias de inverno europeias a desfrutar de um verão caseiro na Austrália, a ver ténis e críquete e a pôr a conversa em dia com os amigos, "provavelmente a viagem mais longa que fiz desde que saí de casa há cerca de 10 anos".

O jogador disse sentir-se renovado e pronto para voltar a jogar, com Melbourne a abrir a época a 16 de março, depois de o Bahrein ter sido adiado devido ao Ramadão.

"Estou muito entusiasmado por voltar a ser a primeira ronda. Provavelmente estou contente por não ter sido a abertura da minha época de estreante, porque teria sido muito preenchida", disse.

Nenhum australiano ganhou o Grande Prémio em casa na história do campeonato. Piastri terminou em quarto no ano passado, com Norris em terceiro.