Fórmula 1: Piastri ganha pole para o sprint no Catar à frente de Russell e Norris

Aston Martin de Fernando Alonso
Aston Martin de Fernando AlonsoKARIM JAAFAR / AFP

A primeira de duas qualificações do Grande Prémio do Catar terminou com uma exibição muito sólida de Oscar Piastri, que terminou à frente de Goerge Russell e Lando Norris. Alonso continuou a impressionar no quarto lugar, enquanto Tsunoda ficou à frente de Max Verstappen e a Ferrari desiludiu.

SQ1

A última qualificação do sprint começou com Max Verstappen a abrir caminho, procurando garantir um bom resultado para a corrida curta de sábado.

Fernando Alonso arrancou com excelentes sensações, registando o terceiro melhor tempo na sua primeira tentativa, apenas atrás dos McLaren de Piastri e Norris, embora isso pouco significasse, já que a pista ainda precisava de limpar para os que partiram primeiro.

A grande surpresa foi para a eliminação de Lewis Hamilton, ao lado de Stroll, Lawson, Gasly e Colapinto.

SQ2

Alonso teve muitos mais problemas na SQ2, onde mal conseguiu completar uma volta válida, já que esteve perto de perder o controlo do carro numa das tentativas. No entanto, demonstrou a destreza necessária para garantir o 9.º melhor tempo e assegurar presença na luta final.

Esta fase foi dominada pelos McLaren, com Norris em 1.º (1:20.956) e Piastri (+0.049) em 2.º. Tal como na atual classificação do campeonato de pilotos, Max Verstappen ficou em 3.º. Foram eliminados Hadjar, Bearman, Bortoleto, Hulkenberg e Ocon.

SQ3

Tudo ou nada. Era o momento de decidir as 10 primeiras posições da grelha para o sprint do Grande Prémio do Catar e falhou quem raramente falha, Verstappen, que cometeu um erro grave na sua primeira volta e ficou numa situação delicada.

Nas voltas iniciais, Sainz e Alonso registaram o segundo e terceiro melhor tempo, respetivamente, mas lutavam contra adversários de peso e rapidamente foram ultrapassados, ainda assim deixando excelentes indicações.

A última tentativa foi frenética, com 10 pilotos a disputar a pole do sprint e apenas um a poder conquistá-la. Aqui, só Russell (2.º) conseguiu intrometer-se entre o domínio dos papayas (Piastri em 1.º e Norris em 3.º), mas Alonso voltou a brilhar ao garantir um sensacional 4.º lugar.

O outro espanhol, Sainz, terminou em 8.º, à frente do seu amigo Leclerc e do colega de equipa Albon. Surpreendentemente, Verstappen apenas conseguiu ser 6.º, logo atrás de Tsunoda, o outro ocupante da box da Red Bull.

Sábado, veremos quem leva a melhor na corrida sprint a partir das 14:00 (hora de Lisboa).