Mais

Fórmula 1: Piastri pede calma após um "razoável" 12.º lugar nos treinos no México

Oscar Piastri acelera numa curva durante os treinos livres no GP do México
Oscar Piastri acelera numa curva durante os treinos livres no GP do MéxicoDANIEL CARDENAS / ANADOLU VIA AFP

O líder do campeonato, Oscar Piastri, manteve-se sereno e controlado apesar de terminar em 12.º lugar após mais um dia desapontante de treinos na sexta-feira, para o Grande Prémio da Cidade do México deste fim de semana.

O australiano de 24 anos afirmou não estar demasiado preocupado com a sua posição na tabela de tempos, já que não conseguiu realizar uma volta forte com pouco combustível e pneus macios no seu McLaren, durante uma sessão movimentada e com condições escorregadias no Autódromo Hermanos Rodriguez.

"Foi razoável", disse Piastri, que viu a sua confortável vantagem de 34 pontos na luta pelo título desaparecer nas últimas cinco corridas, ficando agora 14 pontos à frente do colega de equipa Lando Norris e 40 à frente do tetracampeão Max Verstappen da Red Bull, que estava a 104 pontos de distância.

"A minha volta com pneus macios e pouco combustível foi bastante mediana... Experimentámos várias coisas, analisámos o que funcionou e o que não funcionou e, no geral, senti-me razoavelmente bem", explicou.

Passou algum tempo a testar em séries longas com pneus macios e sugeriu que esses dados seriam valiosos para a qualificação deste sábado e para a corrida de domingo.

Questionado se acreditava poder desafiar Verstappen, que liderou os tempos à frente de Charles Leclerc da Ferrari, mostrou-se confiante.

"Sim, penso que sim," respondeu.

"Vai ser renhido, como sempre, mas temos um bom carro", acrescentou.

Como é habitual, Piastri manteve a postura tranquila sob o calor e o ar rarefeito do circuito de grande altitude da Cidade do México e, como referiu na quinta-feira, está focado apenas em si próprio e naquilo que pode controlar.

"Obviamente, as últimas jornadas foram mais difíceis do que algumas das anteriores, mas continuo a sentir-me bem. Está tudo muito equilibrado. Tem sido assim durante toda a época, mas, como acontece nestas situações, há sempre momentos de nervosismo e pressão", explicou.